Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de março de 2018

Páscoa e Diabetes : Mini Guia de sobrevivência para a

 
Para facilitar as boas escolhas nesse período de Páscoa, elaboramos um mini guia de sobrevivência para a Páscoa:
- Para saber se o chocolate está dentro do que consideramos saudável, verifique a quantidade total de gordura da porção. O saudável é que a cada 15 gramas de carboidrato, o alimento tenha até 5g de gorduras totais. Não são raras as vezes que o chocolate diet apresenta maior quantidade de gordura quando comparado ao chocolate comum. Fique de olho!
- Após uma grande ingestão de gorduras, a glicemia pode elevar-se mais tardiamente, após 3 - 5 horas do consumo. Por isso, não abuse da quantidade e lembre-se de monitorar a glicemia e assim corrigi-la se necessário. 
- Para aqueles que praticam a Contagem de Carboidratos, é importante levar em consideração a quantidade de carboidratos contida no produto, adequando a quantidade consumida ao seu plano alimentar.
- Tente encaixar o pedaço do seu ovo de páscoa na sua rotina, respeitando horários e quantidades. Desta forma, você manterá a glicemia dentro das metas e também, não aumentará o seu peso. Equivalências devem ser consideradas e equilibradas no dia-a-dia. Por exemplo: 1 pedaço de 25g de chocolate ao leite equivale, com relação à quantidade de carboidrato, à ½ pão francês com margarina. 
- Consumir um pedaço de chocolate logo após uma grande refeição, composta por fibras provenientes de verduras e legumes, por exemplo, pode ser uma boa opção. Isso porque, as fibras auxiliam na absorção dos carboidratos, fazendo com que a glicemia eleve gradativamente, evitando picos.
- Se você pratica a Contagem de Carboidratos, converse com sua equipe para aprender ou retomar a relação insulina: carboidrato, no caso de excessos não planejados. 
- Divida os ovos de Páscoa com sua família e amigos: eles não precisam ser consumidos de uma só vez e nem por uma única pessoa.
O Departamento de Nutrição da SBD deseja a todos uma Feliz Páscoa! 

Luciana Bruno é nutricionista, com Especialização em Nutrição Materno Infantil pela UNIFESP, treinamento em Diabetes na Joslin Diabetes Center e vice-coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD- gestão 2014-2016 


Maristela Strufaldi é nutricionista, mestranda em Ciências Endocrinológicas pela UNIFESP, com Qualificação em Educação em Diabetes pela SBD / IDF / ADJ e membro do Departamento de Nutrição da SBD -gestão 2014-2016

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.diabetes.org.br/publico/pascoa-e-diabetes/629-mini-guia-de-sobrevivencia-para-a-pascoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla