Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de março de 2018

NOÇÕES DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADOR DO IDOSO : BANHO NO LEITO

BANHO NO LEITO
  • Antes de iniciar o banho na cama, prepare todo o material que vai usar: papagaio, comadre, bacia, água morna, sabonete, toalha, escova de dente, lençol, forro plástico e roupas. É conveniente que o CUIDADOR proteja as mãos com luvas de borracha. Existe no comércio materiais próprios para banhos, no entanto o CUIDADOR pode improvisar materiais que facilitem a higiene na cama.


Como proceder:

  • Antes de iniciar o banho cubra o colchão com plástico;
  • Inicie a higiene corporal pela cabeça;
  • Com um pano molhado e pouco sabonete, faça a higiene do rosto, passando no rosto, nas orelhas e no pescoço. Enxágüe o pano em água limpa e passe na pele até retirar toda a espuma, secar bem.
Faça da mesma forma das pernas, secando-as e cobrindo-as. Coloque os pés da pessoa em uma bacia com água morna e, lave bem entre os dedos. Seque bem os pés e entre os dedos, passe creme hidratante.

Ajude a pessoa a deitar de lado para que se possa fazer a higiene das costas. Seque e massageie as costas com óleo ou creme hidratante para ativar a circulação.

Deitar novamente a pessoa com a barriga para cima, colocar a comadre e fazer a higiene das partes íntimas. Na mulher é importante lavar a vagina de frente para trás, assim se evita que a água escorra do ânus para a vulva. No homem é importante descobrir a cabeça do pênis para que possa lavar e secar bem.

A higiene das partes íntimas deve ser feita no banho diário e também pessoa urinar e evacuar, assim se evita umidade, assaduras e feridas (úlceras de decúbito).


Realizando a lavagem dos cabelos:
  • Cubra com plástico um travesseiro e coloque a pessoa com a cabeça apoiada nesse travesseiro que deve estar na beirada da cama;
  • Ponha embaixo da cabeça da pessoa uma bacia ou balde para receber a água;
  • Molhe a cabeça da pessoa e passe pouco xampu;
  • Massageie o couro cabeludo e derrame água aos poucos até que retire toda a espuma.
  • Lave com um pano umedecido e sabonete os braços, não se esquecendo das axilas, as mãos, tórax e barriga. Seque bem, passe desodorante, creme hidratante e cubra o corpo da pessoa com lençol ou toalha. Nas mulheres e pessoas obesas é preciso secar bem a região em baixo das mamas, para evitar assaduras e micoses.
FIQUE ATENTO

  • Se durante a higiene você observar alteração na cor e na temperatura da pele, inchaço, manchas, feridas principalmente das regiões mais quentes e úmidas e daquelas expostas a fezes e urina, assim como alteração na cor, consistência e cheiro das fezes e urina, comunique.
  • É importante usar um pano macio para fazer a higiene e lembrar que as partes do corpo que ficam em contato com o colchão estão mais finas e sensíveis e qualquer esfregada mais forte pode provocar o rompimento da pele e a formação de feridas.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABuT0AI/slads-saude-idoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla