Powered By Blogger

domingo, 4 de março de 2018

Diabetes: Como ajustar a glicemia de seu filho com o começo das aulas!

Regresso às Aulas! Como ajustar o controle da glicemia do seu filho?
shutterstock_388664428
É muito difícil muitas vezes para os pais ter o controle da glicemia dos filhos antes e depois das férias. Durante o período de descanso, algumas crianças se tornam mais ativas, viajam, brincam na rua, praia…e muitas vezes começam a ter mais hipoglicemia. Nestes casos, os pais tendem a diminuir a insulina dos filhos, já há casos de que nas férias os jovens se tornam mais sedentários, costumam levantar mais tarde e assistem mais à televisão ou jogam videogames.
O mesmo movimento ocorre quando regressam às aulas. O endocrinologista Marcio Krakauer nos conta “é preciso ter cuidado com as mudanças. Mas tudo faz parte da vida e é preciso adaptar. Algumas têm mais hiperglicemias, outras mais hipoglicemias e há ainda aquelas que não alteram. Não há um padrão”.
Mas para que haja um ajuste mais refinado, Dr. Marcio sugere algumas dicas: “para que os pais não tenham surpresas, é possível fazer um planejamento. Diabetes sem alguma rotina fica impossível de se cuidar bem. Portanto, é importante negociar um dia a dia com a criança e realizar alterações. Mas para isso, é necessário saber qual a nova alimentação, os horários das refeições, as atividades físicas, o período do sono e só após a coleta destes dados, é possível alterar as dosagens de insulina, tanto na basal quanto no bolus”.
Com relação à bomba de insulina, “além das sugestões acima, é possível lidar com as alterações mais facilmente, ou seja, é mais simples reduzir a basal temporariamente ou até desligar a bomba por alguns minutos, no caso de ter a incidência de hipoglicemia. Mas para tomar uma iniciativa destas, o mais importante de tudo é realizar mais testes de glicemia capilar do que a rotina normal. A automonitorização é a maior segurança para realizar qualquer adaptação”, esclarece Dr. Marcio.
No ambiente escolar, é importante ter a parceria de professores como também dos diretores. “É essencial que os professores tenham um conhecimento mínimo do diabetes e conversar muito com os pais das crianças e conhecer as reações possíveis do aluno com diabetes. É importante também que saibam fazer a automonitorização na escola sem medo e atuar firmemente diante de uma crise de hipoglicemia. O restante fica mais simples”, destaca o endocrinologista.
“A tecnologia muito efetiva é o Accu-Chek Connect, que é um sistema de gestão do diabetes, que consiste em uma plataforma que integra o glicosímetro com tecnologia Bluetooth Smart com o aplicativo, que tem a funcionalidade de Cálculo de Bolus. A tecnologia permite que as glicemias sejam armazenadas na nuvem e facilita que o médico acesse os dados, assim como pais que podem visualizar a glicemia à distância, assim que o professor medir a glicemia, indo o dado para a nuvem e sendo visualizado à distância pelos pais”, explica o médico.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://debemcomavida.accuchek.com.br/como-ajustar-glicemia-de-seu-filho-com-o-comeco-das-aulas/

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla