Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de junho de 2023

PACIENTE CRONICO VS PACIENTE AGUDO> Saiba mais sobre as diferenças e o tratamento entre doenças agudas e crônicas

 24 de Agosto de 2016

 

 

 

 

Dr. Maurício Kucharsky, coordenador Médico da OS CEJAM M’Boi Mirim, concedeu entrevista sobre as diferenças entre doenças agudas e crônicas, como é feito o diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção. Confira a matéria:

1)Muito se ouve falar de doenças agudas e crônicas. Qual a diferença entre ambas? Por favor, dê exemplos de doenças agudas e crônicas.
Doença aguda é caracterizada por inicio súbito de evolução rápida e curta duração, já doença crônica apresenta uma progressão lenta e duração prolongada. Um exemplo de doença aguda são as amigdalites, e de doença crônica a hipertensão arterial.

2) Como é feito o diagnóstico de ambas?
Ambas podem ser diagnosticadas através de exame físico e exames subsidiários. Porém, nas doenças agudas os sinais e sintomas se apresentam mais precocemente e de forma mais clara, facilitando o diagnóstico da doença na maioria dos casos.

3) Quando o problema deixa de ser agudo e passa a ser crônico?
Quando a evolução da doença dura mais de três meses ela passa a ser considerada crônica.

4) Qual o tratamento indicado para doenças agudas e crônicas?
Nas doenças agudas o tratamento visa sempre à cura da patologia, já nas doenças crônicas o tratamento está mais relacionado a evitar sequelas e/ou complicações e consequentemente melhorar a qualidade de vida do paciente.

5) Quais as medidas para evitar que a dor aguda se torne crônica?
A principal medida para evitar que uma dor aguda se torne crônica é tratar a causa da dor e não somente os sintomas da dor.

6)Muitas pessoas levam a vida administrando a dor. Qual a importância de um trabalho de conscientização das mesmas de que sentir dor não é normal?
A dor nunca pode ser considerada “normal” nem pelo paciente e muito menos pelo médico, pois esta dor pode ser indicio de uma patologia tratável em fase aguda, que não tratada no momento oportuno pode levar a sequelas irreversíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM

 FONTE: https://cejam.org.br/busca/assessoria-de-imprensa

 https://cejam.org.br/noticias/saiba-mais-sobre-as-diferencas-e-o-tratamento-entre-doencas-agudas-e-cronicas#:~:text=Doen%C3%A7a%20aguda%20%C3%A9%20caracterizada%20por,doen%C3%A7a%20cr%C3%B4nica%20a%20hipertens%C3%A3o%20arterial.

 

 

 

 

 

RIM PELE


 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla