Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Estudos de Harvard relacionam consumo diário de carne vermelha com maior risco de mortalidade e diabetes tipo 2



Por Dra Anelena Seyffarth

Estudos desenvolvidos em Harvard e publicados neste mês tem despertado interesse em função dos seus resultados que evidenciam o impacto do consumo rotineiro de carne vermelha. O risco de morte prematura relacionada com este consumo foi evidenciado pelo aumento nos percentuais de mortalidade total e também nas mortes decorrentes de doenças cardiovasculares e câncer.

Dados referentes aos  hábitos alimentares de cerca de 37 mil homens e de mais de 83 mil mulheres, acompanhados por 22 anos e 28 anos respectivamente, serviram de base para as correlações encontradas. O consumo diário de carne vermelha aumentou o risco de morte em 13% em relação aos indivíduos que não a consumiam todos os dias. Este efeito foi especialmente encontrado quando o consumo se referia a carnes processadas, como embutidos, aumentando o risco de morte precoce para 20%. Esta diferença de 13 para 20% pode ser explicada pelos outros ingredientes destes produtos processados como sódio e nitritos, já classicamente associados a doenças cardiovasculares e câncer.

O grupo de pesquisadores observou redução no risco para mortalidade quando nozes (19% menos risco), grãos integrais e aves (14%) e peixe (7%) eram as escolhidas em substituição à carne.

Outra conclusão importante foi a observação de que a redução de meia porção de carne no consumo diário evitaria 7 a 9% das mortes.

Outro estudo publicado pelo mesmo grupo, ainda relacionado ao consumo diário de carne vermelha, sugeriu que o consumo de carne vermelha, particularmente a processada, estava associado a um risco aumentado para o desenvolvimento do Diabetes tipo 2.

Estes resultados evidenciam uma vez que  um dos princípios básicos da nutrição deve ser seguido, o princípio da variedade, o rodízio entre os alimentos, evitando concentração de um mesmo alimento na rotina diária.

Leia mais:

1- Red Meat Consumption and Mortality
Results From 2 Prospective Cohort Studies
An Pan, PhD; Qi Sun, MD, ScD; Adam M. Bernstein, MD, ScD; Matthias B. Schulze, DrPH;JoAnn E. Manson, MD, DrPH; Meir J. Stampfer, MD, DrPH; Walter C. Willett, MD, DrPH; Frank B. Hu, MD, PhD
Arch Intern Med.
Published online March 12, 2012.

2- Red meat consumption and risk of type 2 diabetes: 3 cohorts of US adults and an updated meta-analysis
An Pan, PhD; Qi Sun, MD, ScD; Adam M. Bernstein, MD, ScD; Matthias B. Schulze, DrPH; JoAnn E. Manson, MD, DrPH; Walter C. Willett, MD, DrPH; Frank B. Hu, MD, PhD
Am J Clin Nutr October 2011 vol. 94 no. 4 1088-1096

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla