Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CUIDAR DE IDOSOS REQUER RESPEITO E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS!

Quando falamos em cuidar de idosos, é claro que existem alguns princípios básicos. Eric Pfeiffer, psicogeriatra americano, elaborou em 1985, o que ele chamou de Princípios básicos para se trabalhar com pacientes idosos:




1. Pacientes idosos são tratáveis: doença na velhice não é meramente uma ocasião para lamentação, mas sim um chamado para intervenção.

2. Cuidados aos idosos requerem uma abordagem multidisciplinar: somente uma abordagem multidisciplinar integrada tem uma chance realista de retornar um idoso com incapacidades múltiplas a um funcionamento normal ou perto do normal.


3. Uma intervenção na vida de um paciente idoso deve ser precedida por uma avaliação também abrangente: é o que se chama de avaliação geriátrica ampla, ou seja, não somente avaliar o idoso em relação à sua saúde, mas também fazer avaliações de seus recursos sociais e financeiros, bem como sua independência para as atividades para a vida diária.


4. Cuidado ao paciente idoso requer um novo tipo de serviço – o gerente de caso: ou seja, um profissional habilitado em gerontologia, que possa implantar e gerenciar um plano de cuidados para o idoso, que leve em conta as limitações, as necessidades e o status funcional, bem como os recursos disponíveis na comunidade.


5. O papel da família é de fundamental importância no cuidado do idoso dependente e frágil!


6. Cuidar de idosos requer treinamento especializado em gerontologia e geriatria: o idoso é um tipo de paciente especial, tratado de maneira própria e especial por profissionais especiais, treinados em geriatria e gerontologia.



7. Pessoas idosas não só são passíveis de tratamento, como também podem receber educação: aqui, afirma-se que os pacientes são capazes e estão interessados em aprender informações vitais sobre sua própria experiência de envelhecimento e são hábeis em aprender sobre como melhorar o auto-cuidado.



8. Pessoas idosas, além de receberem tratamento e educação, também nos ensinam sobre o que é envelhecer: os idosos são experts em relação à experiência do envelhecimento, pois já estão vivendo esta fase em toda a sua plenitude!

fonte:http://www.facebook.com/cuidardeidosos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla