Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O QUE FAZER QUANDO A PESSOA IDOSA NÃO QUER COMER?

Muitas vezes, a preocupação sobre a falta de apetite da pessoa idosa pode tornar cada refeição uma batalha. Na verdade, todos saem perdendo: você cansa de insistir para que coma e o idoso, na defensiva, relutando para não comer. E acaba não comendo quase nada mesmo, ou nada.




Aqui estão algumas soluções que podem resolver este problema com a pessoa idosa:




1- Tente oferecer porções pequenas, com intervalos menores entre as refeições (5 a 7 refeições pequenas). Também deixe o idoso servir-se, se possível. Se colocar um prato muito cheio, a pessoa idosa vai olhar e rejeitar. Se você servir uma porção menor, poderá acabar mais rápido e com possibilidades de pedir mais.




2- Quanto mais colorido for o prato, mais nutrientes, mais vitaminas, mais proteínas terá a refeição. Quando falamos em prato colorido pensamos em fibras, carne, legumes, verduras e frutas. Podem ser em pequenas porções, mas rico em nutrientes.




3- Entender que os idoso têm paladar mais fraco para comidas salgadas, então apelar para o uso de temperos fortes da culinária. Tente adicionar alho, cebola, cebolinha, açafrão, cominho, gengibre, canela, pimenta vermelha (só uma gotinha bem pequena).




4- Sirva bebidas entre as refeições e não com as refeições. Muitos idosos se enchem de líquidos no almoço, por exemplo, e não têm vontade de comer o prato principal. Já estão "cheios e satisfeitos". Procure oferecer líquidos nos intervalos entre as refeições que sejam ricos em calorias, como néctares de frutas, chocolate, iogurte, bebidas e sucos. E água à vontade.




5- Sirva a principal refeição no momento do dia em que a pessoa está mais alerta (geralmente é o almoço). Mas lembre-se que se o idoso estiver mais alerta de manhã ou de tarde, talvez seja esta a hora de se alimentar melhor. Observe.




6- Muitas vezes, oferecer o que chamamos de suplemento nutricional pode ajudar a pessoa idosa não ficar desnutrida e ajudar no paladar, conforme o gosto que escolher. Estamos falando dos pós nutricionais, tais como ensure, sustacal e meritene, dentre outros. Servidos em forma de shakes ou com bolas de sorvete, ficam apetitosos aos olhos e ao paladar.




7- Se a pessoa idosa pode se exercitar, nunca a deixe parada, sem exercícios. A atividade físcia é um potente "abridor" de apetite!




8- Conte com ajuda de profissionais especializados nesta área: o nutricionista. Eles podem auxiliar e entender melhor o problema de apetite, facilitando o trabalho dos familiares. Também, se caso a situação perdurar, procure o geriatra e converse com ele sobre a dificuldade de alimentar a pessoa idosa e amada que convive com você!

fonte:http://www.facebook.com/cuidardeidosos





2 comentários:

  1. Estou com uma parenta nesta situação.

    ResponderExcluir
  2. Antônio fonte, obrigada pela visita! Eu sei o quanto é duro essa situação minha mãe tem Alzheimer e graças a Deus ela come bem ofereço tudo que ela gosta mas mesmo assim tem ficado bem abaixo do peso chegou a pesar 40 quilos então por conta própria entrei com suplemento alimentar depois comuniquei a geriatra. Espero que sua parenta fique bem somente na nossa fé é possamos a travessar o deserto. abs, fraternos. Carla

    ResponderExcluir

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla