Powered By Blogger

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nutrição



Por Dra Daniela Almeida
O excesso de peso vem crescendo continuamente desde a década de 70 e, no momento, é encontrado em cerca de metade dos brasileiros adultos. Nos últimos 6 anos, a frequência de pessoas com sobrepeso aumentou em mais de um ponto percentual ao ano, o que indica, que em cerca de dez anos, o excesso de peso poderá alcançar dois terços da população adulta brasileira, magnitude idêntica á encontrada na população dos Estados Unidos.
Já é bem sabido que o excesso de peso pode provocar o aparecimento de doenças crônicas, como Diabetes, Hipertensão Arterial e Doenças cardiovasculares. O Diabetes é um conjunto de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia, onde a maioria dos indivíduos também apresenta excesso de peso, Hipertensão arterial e dislipidemia.

Trata-se de uma doença bastante complexa, onde as intervenções devem contemplar essas múltiplas anormalidades, que além de controlar a glicemia, precisa evitar o aparecimento da Doença cardiovascular, a principal causa de morte nas pessoas com Diabetes.

O tratamento é realizado por meio de uma equipe multidisciplinar, onde o nutricionista é um profissional de suma importância, que prescreverá um plano alimentar individualizado, de acordo com as necessidades únicas de cada indivíduo. Por meio de uma anamnese detalhada, procura adequar gostos e desejos da pessoa com Diabetes, a fim de que seu tratamento seja viabilizado.

Profissional dedicado, o nutricionista está sempre experimentando novas receitas, a fim de evitar a monotonia das refeições, melhorar a adesão e unir saúde ao prazer de comer. Vibra com os resultados positivos, estimulando e entusiasmando o paciente, a fim de ajudar na melhora da sua autoestima. Mas, em alguns momentos, exige o cumprimento das pactuações, sobretudo  quando percebe que não surtiu o efeito esperado! Ô profissional exigente!

Neste dia (31/08) tão especial para nós, nutricionistas, a equipe do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes vem prestigiar a todos aqueles que amam e se dedicam a esta linda carreira.

Parabéns Nutricionistas!
*Nutricionista do Departamento de Nutrição da SBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla