Powered By Blogger

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Guia Alimentar para a População Brasileira – Suas diretrizes são aplicáveis às pessoas com diabetes?



Por Anelena Soccal Seyffart 
O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde/ Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição, lançou em 2006 o Guia Alimentar para a População Brasileira - Promovendo a Alimentação saudável. 
O conteúdo exposto no guia reflete uma extensa pesquisa resultando numa abordagem que inclui o referencial teórico, as diretrizes e atributos da alimentação saudável além das bases epidemiológicas e científicas das diretrizes nacionais. As diretrizes são apresentadas na segunda parte do documento, incluindo sugestões decomo colocá-las em prática. 
Considerando que o plano alimentar das pessoas com diabetes tem como base a alimentação saudável, é interessante avaliar se estas diretrizes são úteis também para esta clientela. 
Diretriz 1 – Os alimentos saudáveis e as refeições
  • Refeições saudáveis são as que incluem alimentos variados, com tipos e quantidades adequadas às fases do curso de vida.
  • Número de refeições = três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas por pequenos lanches
Comentário: Incentiva o consumo de alimentos de maneira harmoniosa, o que é adequado para as pessoas com diabetes.

Diretriz 2- Cereais, tubérculos e raízes 
  • Os alimentos fontes de carboidratos – amidos são a mais importante fonte de energia.
  • Seu consumo deve garantir parcela substancial da energia diária da alimentação.
  • Incentivo ao consumo de alimentos fontes de carboidratos preferencialmente integrais.
Comentário: Reforça a importância dos alimentos integrais por terem sua composição vitamínica, mineral e de fibras preservada, além de terem importante papel na prevenção de doenças e no tratamento de outras, entreelas, o diabetes mellitus.
Diretriz 3 – Frutas, legumes e verduras
  • Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, devendo estar presentes diariamente na alimentação.
  • Indicação de consumo diário de 3 porções de frutas e 3 porções de legumes e verduras nas refeições diárias.
Comentário: Esta indicação pode ser aplicada à orientação alimentar da pessoa com diabetes, considerando cada caso de acordo com as suas particularidades.  No entanto, assim como para a população em geral, seu consumo deve considerar as características de produção e hábitos regionais.
 Outro fator relatado é o baixo consumo destes alimentos pela população, independendo da faixa de renda, fato que também pode ser observado nas pessoas com diabetes. 
Diretriz 4 – Feijões e outros alimentos vegetais ricos em proteínas
  • Reforça a importância das leguminosas, das oleaginosas e sementes para a saúde.
  • Cominação arroz e feijão = saudável e completa em proteínas.
Comentário: O documento aponta para uma tendência de queda no consumo de feijão no país. O consumo desta e de outras leguminosas deve ser estimulado, nas condições adequadas às pessoas com diabetes, especialmente quando consideramos que estes alimentos apresentam um menor índice glicêmico.
Diretriz 5 – Leite e derivados, carnes e ovos
  • Descreve o papel de leite e derivados como fontes de cálcio e proteínas.
  • Apontam o alto valor biológico das proteínas de ovos, carnes, peixes, leite e derivados e sobre a alta biodisponibilidade do ferro presentes nas carnes.
Comentário: Os laticínios com menor teor de gordura são recomendados para a população adulta, o que está em concordância com as orientações sugeridas as pessoas com diabetes. O mesmo se aplica à recomendação para redução no consumo de carnes ricas em gorduras e sódio.
Diretriz 6 – Gorduras, açúcares e sal
  • O consumo rotineiro e em quantidade elevadas de gorduras, açúcar e sal aumenta o risco para doenças e seus agravos.
  • Reforça a importância da consulta aos rótulos dos alimentos industrializados para orientar a seleção adequada dos mesmos.
Comentário: Também há concordância com as orientações as pessoas com diabetes, especialmente no que se refere às gorduras trans e o uso preferencial de óleos vegetais e azeite. Outro aspecto importante é a recomendação de consumo de açúcares simples abaixo de 10 % da energia total diária, especificamente açúcar e alimentos preparados com este ingrediente.  
Hoje, com o aprofundamento nas pesquisas e com a utilização de estratégias como a contagem de carboidratos, o açúcar não está proibido na alimentação dos indivíduos com diabetes. No entanto, o uso indiscriminado não é recomendado pelos mesmos motivos que não o são para a população em geral: alimentos de baixa qualidade nutritiva, cariogênicos,etc.
Diretriz 7 – Água
  • Descreve a importância da água para o funcionamento do corpo humano.
  • Sugere um consumo médio de 6 a 8 copos  por dia, preferencialmente nos intervalos das refeições.
Comentário: O texto sugere incentivar a substituição de refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos industrializados por água, orientação bastante adequada para pessoas com diabetes. O documento citado aborda outras questões como atividade física e a qualidade sanitária dos alimentos.
Sua leitura pode auxiliar bastante o profissional na sua prática diária, especialmente no tópico – Colocando as diretrizes em prática com sugestões.  
Dra. Anelena  S. SeyffarthNutricionista Membro do Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD – 2010/20111

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla