Será Natal???

Ei, você, aonde vai com tanta pressa?
Eu sei que você tem pouco tempo...
Mas, será que poderia me dar uns minutos da sua
atenção?
Percebo que há muita gente nas ruas, correndo como você. Há uma correria generalizada...
Entendo que você tenha pouco tempo.
Percebo, também, luzes enfeitando vitrines, ruas, casas, árvores...
Mas, confesso que vejo pouco brilho nos olhares...
Poucos sorrisos afáveis, pouca paciência para uma conversa fraternal...
É bonito ver luzes, cores, fartura...
Mas seria tão belo ver sorrisos francos...
Apertos de mãos demorados...
Abraços de ternura...
Mais gratidão...
Mais carinho...
Mais compaixão...
Que familiares e pessoas que  se odeiam, sem a mínima disposição para a reconciliação se reconciliem.
Mas, porque você me emprestou uns minutos do seu precioso tempo, gostaria de lhe perguntar novamente: Para que tanta correria?
Em meio à agitação, sentado no meio-fio, um mendigo, ébrio, grita bem alto: Viva Jesus. Feliz Natal!
E os sóbrios comentam: É louco!
E a cidade se prepara... Será Natal.
Mas, para você que ainda tem tempo de meditar sobre o verdadeiro significado do Natal, ouso dizer:
O Natal não é apenas uma data festiva, é um modo de viver.
O Natal é a expressão da caridade...
Natal é fraternidade...
Mas o Natal também é união...
Que este Natal seja, para você, mais que festas e troca de presentes...
Que possa ser um marco definitivo no seu modo de viver, conforme o modelo trazido pelo notável Mestre, cuja passagem na Terra deu origem ao Natal...
E, finalmente, o Natal é pura expressão de amor...
Gratidão!!!
abs.fraternos
Carla




segunda-feira, 22 de abril de 2013

A importância das fibras na alimentação


A importância das fibras na alimentação

As fibras são um tipo de células vegetais que sustentam o corpo da planta, dão rigidez. Quanto mais velho o vegetal maior a quantidade de fibras encontradas. Exemplo disto é mastigar palmito velho, cana de açúcar, talo de folha de couve velha, talos de brócolis... o emaranhado de ruim de ser mastigado é composto por este tipo de célula. 

As fibras podem ser classificadas freqüentemente em duas categorias: as que não dissolvem em água (fibras insolúveis) e as que dissolvem (fibras solúveis). Cada uma delas cumpre um papel específico.
  • Fibra insolúvel: aumenta o bolo fecal. Ao fazer isso, aumenta o movimento do sistema digestivo e aumenta o tamanho de próprio bolo fecal (das fezes), sendo portanto benéfico para as pessoas que lutam contra a constipação. Farinha de trigo integral, farelo de trigo, nozes e muitos vegetais são boas fontes de fibras insolúveis.

  • Fibra solúvel:  dissolve em água formando um material tipo gel, o qual adsorve ("liga-se quimicamente") gorduras e açúcares, dificultando sua absorção, desse modo ajudando a controlar níveis de glicose e de colestrol por reduzir sua absorção no intestino. São encontradas em quantidades generosas em aveias, ervilhas, feijões, maçãs, frutas cítricas, cenouras e cevada.
As fibras mantêm o bolo fecal hidratado e faz com que a gordura, a proteína, os carboidratos e demais compostos fiquem "presos" ao emaranhado. Este reage com as moléculas de água permitindo a hidratação das fezes. Tal evento torna-se essencial para o bom funcionamento intestinal  além de reduzir o risco de desordens como hemorróidas, síndrome do intestino irritável e de doença diverticular do cólon. 




Outra importância das fibras é a baixar o colesterol sanguíneo e reduzir a velocidade da absorção de açúcar o que, nas pessoas com diabetes, pode ajudar a melhorar o nível sanguíneo, auxiliando no controle da doença. Uma dieta rica em fibras também pode reduzir o risco de desenvolver 2 diabetes. 


Uma dieta rica em fibras alimentares auxilia na perda de peso. Alimentos com alto teor de fibra requerem mais  mastigação, o que dá tempo ao corpo de registrar a saciedade mais precocemente, impedindo assim se coma além do necessário. Também tende a fazer com que o corpo sinta que comeu mais e a sensação de estomago cheio seja mais prolongada. Tais dietas tendem a ser menor calóricas ajudando na redução de peso. 

Vários estudos têm indicado que a alimentação rica em fibras auxilia, principalmente, na prevenção de câncer de cólon e reto. Pois adsorvem (atraem) a água e com ela as substâncias tóxicas que ficam no intestino. Por isto é tão importante a ingestão de grande quantidades de alimentos ricos em fibras. Infelizmente as lanchonetes vendem alimentos com alto teor de carboidratos e gorduras.  Um sanduíche e um suco naturais saem mais caro do que uma coxinha e um refrigerante... passo por isto também. Claro que uma vez ou outra não há problema, mas todos os dias não dá.

Uma sugestão bacana é carregar barras de cereais e frutas, equivalem a um lanche, e são muito saudáveis.


Temos que pensar que uma alimentação equlibrada hoje ajuda na qualidade de vida de nossa velhice. Comer relaxadamente sem se preocupar causa problemas a longo prazo....


Bons lanches fibrosos a todos!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla