Powered By Blogger

terça-feira, 2 de abril de 2013

Estudo confirma risco aumentado de infarto do miocárdio entre irmãos


Estudo confirma risco aumentado de infarto do miocárdio entre irmãos




A morte de um irmão ou irmã por infarto do miocárdio pode aumentar o risco de cada pessoa morrer da doença nos anos seguintes. Esta é a conclusão principal de um estudo populacional sueco que incluiu mais de 130 mil indivíduos com idades entre 40 e 69 anos, e que perderam um irmão ou irmã de infarto do miocárdio fatal entre 1981 e 2002.
O infarto do miocárdio, conhecido popularmente como ataque cardíaco, caracteriza-se por uma obstrução aguda de uma artéria do coração, acarretando a morte de células do músculo cardíaco (necrose miocárdica).O infarto do miocárdio é uma das principais causas de morte em nosso país. Estima-se que cerca de 90% do risco de um infarto do miocárdio possa ser atribuído a fatores de risco modificáveis como tabagismo, hipertensão arterial, anormalidades do colesterol, obesidade, diabetes, sedentarismo, entre outros.
"O risco de infarto do miocárdio fatal foi 25% maior entre mulheres e 15% maior entre homens que tinham experimentado a morte de um irmão adulto pela doença", disse o Dr. Mikael Rostila, médico da Universidade de Estocolmo e do Instituto Karolinska.
O aumento do risco de infarto do miocárdio fatal entre irmãos de infartados foi observado cerca de 1 a 3 anos depois."Fatores de risco comuns entre irmãos podem ter sido parcialmente responsáveis por tais achados, no entanto, qualquer que seja o mecanismo culpado por tal associação há a necessidade de que os médicos fiquem atentos para a saúde do coração de seus pacientes depois da ocorrência de um infarto do miocárdio fatal entre seus irmãos", finaliza o Dr. Rostila.

Fonte: Journal of the American Heart Association.
extraído:http://portaldocoracao.uol.com.br/cardiologia-preventiva/estudo-confirma-risco-aumentado-de-infarto-do-miocardio-entre-irmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla