Powered By Blogger

terça-feira, 2 de abril de 2013

Quais são os esportes recomendados para portadores de marcapasso?


Atividade esportiva compreende a realização de exercícios físicos com o objetivo de derrotar oponentes ou superar limites pessoais de desempenho físico. Os portadores de marcapasso cardíaco artificial podem praticar atividades esportivas desde que não existam contraindicações, e ainda, que estes optem por esportes adequados para seu quadro clínico.


Uma consulta cardiológica, bem como, a realização de certos exames complementares, como o teste de esforço e ecocardiograma, são fundamentais para a avaliação destes pacientes.

A Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda que estes pacientes pratiquem esportes com um componente estático e dinâmico baixos (boliche, golfe e tiro ao alvo) ou estático baixo e dinâmico moderado (esgrima, tênis de mesa, tênis de quadra em duplas e voleibol).

Fonte: Ghorayeb N., Costa R.V.C., Daher D.J., Oliveira Filho J.A., Oliveira M.A.B. et al. Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. 
Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.2):1-41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla