Powered By Blogger

sábado, 20 de abril de 2013

O Câncer e a alimentação


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer  o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou "neoplasias malignas". O tumor benignosignifica simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado “carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de “sarcoma.Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

Segundo a mesma matéria o câncer pode ter diversas causas sendo:
  • Externas: relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural.
  • Internas: na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.
Tais fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais. Sabe-se que 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais e alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros ,ainda em estudo, relacionam-se com componentes dos alimentos que ingerimos.

O que ocorre com as células cancerígenas do corpo?

Ao desenvolver o câncer as células do corpo sofrem alterações no DNA (que comanda o funcionamento normal) e passam a se comportar de forma anormal da seguinte maneira:

• Multiplicam-se de maneira descontrolada, mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, invadindo-o. Geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células forma os tumores malignos que:

• Adquirem a capacidade de se desprender do tumor e de migrar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sangüíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando as metástases. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.

As células cancerosas são, em geral, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções e pode chegar à falência do órgão.

Alimentação de risco

Muitas são as causas do câncer e dentre elas sabe-se que os componentes da alimentação têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso) reto, próstata, esôfago e estômago.

Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação. Neste grupo estão incluídos os alimentos ricos em gorduras, tais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, dentre outros. Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos tais  como  os conservantes (nitritos e nitratos) adicionados em enlatados, embutidos, defumados entre outros. Os alimentos preservados em sal, como carne-de-sol, charque e peixes salgados, também estão relacionados ao desenvolvimento de câncer de estômago em regiões onde é comum o consumo desses alimentos. Antes de comprar alimentos, compare a quantidade de sódio nas tabelas nutricionais dos produtos.

Embora muitos alimentos tenham efeitos maléficos algumas substânciasjá são comprovadamente benéficas ao organismo, auxiliando na prevenção e tratamento de diversas doenças. Os pesquisadores acreditam que tais substâncias podem proteger o DNA das células e regular a resposta do sistema de defesa (imunológico)  do nosso corpo.

Alimentos funcionais:
 
Alho: contém alicina que previne os cânceres em geral.






 


Repolho, couve-flor e brócolis: contém glicosinolatos que previnem o câncer de mama e cólon do intestino.
 










Linhaça: contém lignanas que previnem o câncer de mama e pulmão.








Soja: contém isoflavonas que previnem o câncer de mama e útero.






Chá verde: contém polifenóis que previnem o câncer de mama.









Tomate: contém licopeno que previne o câncer de próstata.









Frutas cítricas: contém limonóides que previnem os cânceres em geral

Fontes:

Leituras sugeridas:


MINISTÉRIO DA SAÚDE. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. COORDENAÇÃO NACIONAL DE CONTROLE DE TABAGISMO - CONTAPP. "Falando Sobre Câncer e Seus Fatores de Risco". Rio de Janeiro, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla