Descoberto há mais de sete mil anos em algumas regiões da América Central e do México, o milho é um dos ingredientes mais utilizados nas cozinhas. Mas existe uma época do ano em que ele se torna ainda mais protagonista: junho, mês em que acontecem as  festas típicas juninas.

Além da sua versatilidade, que permite usá-lo em receitas doces e salgadas, o milho também tem muitos benefícios para a saúde. Segundo a  nutricionista do hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, um dos principais pontos positivos do grão são suas fibras. “No processo de industrialização ele não perde a casca, o que mantém as fibras do alimento, auxiliando no funcionamento intestinal. Além de ser fonte de carboidrato importante para fornecer energia ao corpo, o milho também possui antioxidantes como a zeaxantina e luteína, importantes na prevenção de doenças oculares, vitaminas B1 e B2”, explica a nutricionista Cintya Bassi.

As fibras presentes no milho também colaboram com o controle glicêmico. “Elas estão envolvidas na redução do colesterol ruim, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, além disso, o milho ainda tem magnésio que auxilia no bom funcionamento do ritmo cardíaco e reduz o risco de morte súbita”, ressalta a nutricionista.
Considerado cereal quando seus grãos são secos e legume, quando fresco, o milho não perde seus nutrientes mesmo quando utilizado na produção dos doces juninos. “Em geral as vitaminas podem sofrer alterações quando expostas ao calor, porém a maior parte dos nutrientes do milho é mantida”, diz a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

E tem mais: ele tem baixa caloria. “Uma espiga tem em média 80 calorias. Mas, deve ser consumido com moderação quando junto com outros alimentos, como a manteiga, ou em preparações com molhos e cremes”, explica Cintya Bassi.

A nutricionista do Hospital a Maternidade São Cristóvão ensina uma receita para aproveitar o melhor do cereal:

Bolo Integral de Milho

Ingredientes:
3 ovos
1 lata de milho verde escorrido
200 ml de leite desnatado
1 colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo integral


Preparo:


Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento. Por último acrescente o fermento e bata apenas o suficiente para misturá-lo a massa. Coloque a mistura em uma assadeira untada com margarina e farinha, com furo no meio. Asse o bolo em forno pré-aquecido com temperatura de aproximadamente 180°C ou até que fique dourado por cima, mantendo a cremosidade no meio.