Powered By Blogger

terça-feira, 16 de agosto de 2016

#DiabetesLA: O que é qualidade de vida para um paciente com diabetes?


Olá, pessoal

Continuando a série de posts sobre o que está por vir no Encontro de Blogueiros Latino Americanos que vai acontecer em Los Angeles no mês que vem, o assunto da vez no grupo do whats foi o que é qualidade de vida para as pessoas com diabetes?

O debate começou por conta de um resultado de A1C e discutimos sobre até que ponto o resultado desse exame pode ser considerado importante? Você acha que vale mais um glicada de 6% com glicemias com picos de hiper e hipo ou uma glicemia mas equilibrada e uma glicada de uns 7,5%?

Eu considero que a glicada é apenas mais um dos exames, que mostra sim uma fotografia dos últimos três meses de tratamento, mas que não pode ser considerada sozinha. É preciso levar em consideração as medições diárias, a situação psicológica e física do paciente, se é uma criança, um adolescente ou um adulto e por aí vai.

As pessoas se prendem demais aos resultados de A1C e acabam esquecendo que os pacientes são pessoas e que é preciso ter flexibilidade. Não dá para congelar o tratamento em parâmetros fixos. Flexibilidade sim é que é para mim ter qualidade de vida quando falo em diabetes.




Saber que posso abrir uma exceção de vez em quando e comer aquele brigadeiro ou ainda que quando estou doente uma glicemia de 200 é "normal". Eu tenho que ser feliz independentemente de ter ou não diabetes. Eu tenho que ter consciência do que pode estar aumentando ou diminuindo a minha glicemia e ter o poder de decidir o que fazer quanto a isso.

Eu sou diferente de uma criança que brinca o dia inteiro ou de um adolescente que está mudando vendo seus hormônios pirarem e eles não sentem o stress do trabalho que eu sinto. Eu tenho TPM, enquanto meu amigo diabético não tem. Pão de queijo dispara minha glicemia, enquanto um conhecido tem a mesma reação com maçã, por exemplo.

Qualidade de vida é se conhecer, saber que pra você é preciso dormir com a glicemia em 180 para não dar hipo de madrugada ou ainda que é preciso de uma glicemia de pelo menos 150 para ir para a academia. Qualidade de vida é saber o que é melhor pra você. Existem parâmetros sim e é bom sempre tê-los em vista, mas não se prender a eles como se fossem algemas.

Por isso, sempre converse com seu médico, anote intercorrências como doença, stress, TPM... Leve detalhes para as consultas e se conheça. Se conheça sempre e cada vez mais!

Até a próxima!

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.adiabeteseeu.com/2015/06/diabetesla-o-que-e-qualidade-de-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla