Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

INFLUÊNCIA DA HBA1C NO RISCO DE FRATURA DIFERE NO DIABETES TIPO 1, TIPO 2

Adultos com diabetes tipo 1 e HbA1c de pelo menos 8% tinham maior probabilidade de sofrer fratura por traumatismo baixo nos 4 anos após o diagnóstico de diabetes do que adultos com HbA1c inferior a 7%, de acordo com os achados de um estudo .
Em uma análise de mais de 47.000 adultos, os pesquisadores não observaram a mesma associação de fratura para adultos com diabetes tipo 2; no entanto, o risco de fratura foi elevado em adultos com diabetes tipo 2 prescrito rosiglitazona (Avandia, GlaxoSmithKline) ou pioglitazona, independente do controle glicêmico.
“Em pacientes diagnosticados com [diabetes tipo 1] durante a adolescência e início da idade adulta, deficiências de insulina e fator de crescimento semelhante à insulina parecem prejudicar a função dos osteoblastos, levando a menor massa óssea, menor tamanho ósseo e alterações na microestrutura óssea”, escreveu Janina Vavanikunnel, MD, pesquisadora na divisão de endocrinologia, diabetes e metabolismo no Hospital Universitário de Basileia, na Suíça, e seus colegas ao final do estudo. “Por outro lado, pacientes com [diabetes tipo 2], que geralmente sofrem de resistência à insulina e hiperinsulinemia relacionadas à obesidade, apresentam aumento de massa óssea e volume ósseo trabecular preservado ou até aumentado, mas com porosidade cortical aumentada. Esse padrão é encontrado particularmente em pacientes com fraturas e complicações microvasculares ”.
Vavanikunnel e colegas analisaram dados de adultos com diabetes tipo 1 (n = 3.329) ou tipo 2 (n = 44.275) diagnosticados entre 1995 e 2015, usando dados do Datalink de Pesquisa Clínica da Inglaterra. Os casos foram definidos como pacientes com uma fratura de baixo trauma sofrida após o início do diabetes (n = 9.531). Os pesquisadores combinaram cada caso com quatro controles por idade, sexo, prática geral, data da fratura e tipo de diabetes e duração (n = 38.073). A exposição de interesse foi o controle glicêmico após o início do diabetes, definido pelos níveis de HbA1c. Pesquisadores usaram análise de regressão logística condicional para avaliar a associação entre os valores de HbA1c e o risco para fraturas de baixo trauma.
Entre os pacientes com diabetes tipo 1 (um), 672 sofreram uma fratura após o diagnóstico durante uma mediana de 4,5 anos (46% mulheres). Pesquisadores descobriram que pacientes com níveis médios de 3 anos de HbA1c de pelo menos 8% tinham 39% mais chances de sofrer uma fratura do que aqueles com níveis médios de HbA1c de 3 anos de menos de 7% (OR ajustado = 1,39; IC95%, 1,06-1,83). Os pesquisadores não observaram uma associação entre HbA1c e risco de fratura em adultos com diabetes tipo 1 e controle glicêmico moderado, definido como HbA1c entre 7% e 8% (aOR = 0,99; 95% CI, 0,72-1,35).
Entre os pacientes com diabetes tipo 2 (dois), 8.859 sofreram uma fratura após o diagnóstico durante uma mediana de 4,5 anos (71% mulheres). Nestes pacientes, o controle glicêmico não foi associado ao risco de fratura; no entanto, os pesquisadores observaram aumento do risco de fratura quando os pacientes foram estratificados por terapias antidiabetes. Comparado com não usuários, adultos prescritos pioglitazona (OR = 1,36; 95% CI, 1,25-1,49) ou rosiglitazona (OR = 1,32; 95% CI, 1,2-1,46) foram mais propensos a sustentar uma fratura de baixo trauma, independente do controle glicêmico , de acordo com pesquisadores.
“O impacto do controle glicêmico sobre o risco de fraturas não-vertebrais de baixo trauma diferiram em pacientes com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2 com doença de curta duração”, escreveram os pesquisadores. “Embora o baixo controle glicêmico tenha aumentado o risco de fratura em pacientes com diabetes tipo 1, não observamos tal associação em pacientes com diabetes tipo 2. Isso pode ser atribuído a um efeito protetor da resistência à insulina na doença precoce”.
https://www.healio.com/
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com/index.php/2019/01/18/influencia-da-hba1c-no-risco-de-fratura-difere-no-diabetes-tipo-1-tipo-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla