Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PESQUISA EXPLORA LIGAÇÃO ENTRE TRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO E DIABETES

18 de janeiro de 2019

Dae Kwang Jung, à esquerda, Brian Engelhardt, MD, MSCI, e seus colegas estão estudando por que os pacientes com transplante de células-tronco correm o risco de desenvolver diabetes. 
Cerca de uma década atrás, no início de sua carreira na medicina acadêmica, Brian Engelhardt, MD, MSCI, notou que muitos de seus pacientes que receberam um transplante de células-tronco para o câncer no sangue acabaram com diabetes.
Um pouco de aprofundamento revelou que suas observações representavam com precisão a realidade.
Estudos atuais estimam que até 50% dos receptores de transplante de células-tronco desenvolvem diabetes. Além disso, o diabetes também aumenta drasticamente o risco de morte para esses pacientes, embora não pelas complicações cardiovasculares e renais normalmente associadas ao açúcar no sangue descontrolado.
“Quando você realmente olha para a incidência da doença e seu efeito sobre os resultados do transplante, na verdade é um problema muito grande”, disse Engelhardt, professor associado de Medicina na Divisão de Hematologia e Oncologia da Vanderbilt.
Engelhardt também descobriu que este problema tem muito poucas respostas aceitas. Ninguém sabe como o transplante de células-tronco leva ao diabetes ou porque o diabetes tem um resultado tão negativo em muitos pacientes com transplante de células-tronco.
Engelhardt estava determinado a responder a essas perguntas. Ele percebeu, no entanto, que seu conhecimento de hematologia, oncologia e transplante de células-tronco deu-lhe uma visão de apenas parte do problema.
Felizmente, ele encontrou acesso em Vanderbilt a toda a especialidade de que precisava. Uma equipe interdisciplinar composta por especialistas em diabetes, imunologia, cirurgia endócrina e transplante está capacitando a pesquisa de Engelhardt para investigar completamente a ligação entre o diabetes e o transplante.
Colegas do Centro Médico da Universidade Vanderbilt e da Faculdade de Medicina incluem:
  • Cirurgião geral e especialista em metabolismo Naji Abumrad, MD, o professor de Ciências Cirúrgicas John L. Sawyers;
  • James Crowe Jr., MD, o professor Ann Scott Carell nos Departamentos de Pediatria e Patologia, Microbiologia e Imunologia;
  • Pesquisadora em diabetes Maureen Gannon, PhD, professora de Medicina, Fisiologia Molecular e Biofísica e Biologia Celular e do Desenvolvimento;
  • Madan Jagasia, MBBS, MSCI, MMHC, diretor médico e diretor do programa de transplante de células-tronco no Vanderbilt-Ingram Cancer Center (VICC); e
  • Alvin Powers, MD, o Joe C. Davis Professor de Ciências Biomédicas, diretor da Divisão de Diabetes, Endocrinologia e Metabolismo no Departamento de Medicina e diretor do Vanderbilt Diabetes Research and Training Center.
“Engelhardt fez uma coisa legal”, disse Crowe, que dirige o Vanderbilt Vaccine Center e que serve como um dos mentores de Engelhardt. “Ele aproveitou a experiência do Centro de Diabetes, do Centro de Vacinas (e) VICC para montar um projeto interdisciplinar sobre diabetes e transplantes. Este é um projeto de pesquisa translacional que é realmente incomum e só poderia ser feito no VUMC. ”
Na última primavera, o National Institutes of Health (NIH) também reconheceu o poder dessa abordagem, concedendo a Engelhardt seu primeiro R01 (concessão de projeto de pesquisa), um prêmio de US $ 2 milhões para determinar por que pacientes submetidos a transplante de células-tronco correm risco de desenvolver diabetes.
Até o momento, Engelhardt e seus colegas descobriram que os pacientes transplantados que desenvolvem diabetes apresentam níveis de açúcar no sangue levemente elevados e evidência de diminuição da sensibilidade ao hormônio insulina redutor de açúcar no sangue, mesmo antes de se submeterem ao transplante.
Essa condição, conhecida como pré-diabetes ou resistência à insulina, precede o diabetes definitivo por anos há décadas na população em geral. Nos doentes transplantados, no entanto, o aumento dos níveis de açúcar no sangue desde os níveis pré-diabético até aos diabéticos ocorre ao longo de um período de meros dias a meses.
Os pesquisadores estão testando a hipótese de que o aumento da inflamação causada pelo transplante se correlaciona com a produção anormal de insulina e o rápido desenvolvimento do diabetes nessa população de pacientes.
Engelhardt espera que os resultados de sua pesquisa forneçam insights sobre diabetes e câncer na população em geral, já que esses distúrbios também envolvem inflamação anormal.
Engelhardt creditou a colaboração cruzada entre a VICC e a Divisão de Diabetes, Endocrinologia e Metabolismo “e todos esses grandes pesquisadores” para tornar seu estudo possível. “Vanderbilt é um ótimo lugar para fazer este tipo de pesquisa”, disse ele.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla