O medicamento estatina que você está tomando para diminuir o colesterol “ruim” pode estar fazendo mais do que protegê-lo de um risco maior de ataque cardíaco e derrame cerebral devido ao diabetes,1 de acordo com novas descobertas publicadas no JAMA Ophthalmology .
“As estatinas podem realmente ajudar os olhos dos pacientes também, não apenas seus corações”, diz Sunir Garg, MD, FACS, um co-autor deste estudo e professor de oftalmologia no Hospital Wills Eye da Universidade Thomas Jefferson. Ele também é co-diretor da Unidade de Pesquisa Retina no hospital e editor-chefe do Retina Times. O grupo que tomava estatina era menos provável do que os que não tomavam o medicamento para baixar o colesterol, precisar de tratamentos para a retinopatia diabética, se ocorresse. 1

A TERAPIA COM ESTATINAS REDUZ O RISCO DE DESENVOLVER RETINOPATIA DIABÉTICA

No novo estudo, o Dr. Garg e sua equipe de pesquisa descobriram que homens e mulheres com diabetes tipo 2 (DM2) que tomaram uma estatina (uma classe de medicamentos prescritos para colesterol alto) tiveram um risco muito menor de retinopatia diabética, uma complicação de diabetes que pode levar à perda de visão ou cegueira, do que aqueles com diabetes que não estavam tomando estatina. Esses pacientes também tinham menos probabilidade de precisar de tratamento para a retinopatia diabética, se ocorresse, disse ele.
Pesquisadores acompanharam mais de 37.000 pessoas em Taiwan por uma média de sete anos. Os pacientes estavam no início dos 60 anos, e cerca de metade deles tomavam uma medicação para baixar o colesterol de estatina e metade não tomava.
O que os pesquisadores descobriram foi que 2.004 participantes no grupo de estatinas e 2.269 no grupo de não estatinas desenvolveram retinopatia diabética, que foi estatisticamente significativa, de acordo com o Dr. Garg. De fato, quando comparados aos indivíduos que não estavam tomando a terapia com estatina, o grupo das estatinas teve uma probabilidade 8% menor do que aqueles que não usavam estatinas para desenvolver a forma não agressiva da retinopatia diabética.
O risco de desenvolver retinopatia diabética foi ainda maior no estágio mais avançado conhecido como retinopatia diabética proliferativa; os indivíduos que receberam estatina tiveram uma probabilidade 36% menor de desenvolver a forma mais agressiva de doença ocular. “No geral, descobrimos um risco reduzido de 14% de desenvolver doença ocular relacionada à diabetes em todos os pacientes que recebem estatinas em comparação àqueles que não tomam a medicação para baixar o colesterol.

SE A RETINOPATIA DIABÉTICA SE DESENVOLVER, TOMAR ESTATINA NÃO SIGNIFICA QUE NENHUM TRATAMENTO ADICIONAL É NECESSÁRIO

O estágio inicial da retinopatia diabética é marcado por danos visíveis nos pequenos vasos sanguíneos da retina. Muitas vezes, os vasos sanguíneos em pessoas com essa condição podem vazar fluido para o tecido ocular, levando a inchaço da retina ou sangramento que pode levar à perda da visão. No estágio mais avançado da doença ocular, na retina cresce vasos sanguíneos anormalmente grandes, o que pode aumentar o risco de hemorragia (sangramento) que resulta em perda súbita e severa da visão. Ter a retinopatia diabética mais agressiva e proliferativa aumenta o risco de um descolamento da retina, o que também pode levar à perda da visão.
O Dr. Garg e sua equipe descobriram que aqueles indivíduos que recebem terapia com estatina têm menos probabilidade de ter o descolamento da retina e o inchaço da mácula – a área central da retina que, quando saudável, assegura que nossa visão permanece clara, ou 20/20.
Esses achados são uma ótima notícia para a maioria dos indivíduos (7 em 10, ou 68%), 3que têm diabetes e doenças cardíacas, uma vez que parecem ser capazes de evitar os tratamentos difíceis necessários para controlar a retinopatia diabética. O tratamento padrão para a doença ocular relacionada ao diabetes – uma injeção de medicamento no olho, que normalmente causa desconforto – pode ser evitado nesses pacientes, diz o Dr. Garg ao Endocrine Web. 
Pode haver muitas explicações para as razões pelas quais as estatinas parecem prevenir danos à retina, mas uma redução na inflamação é provavelmente uma das principais. As estatinas, diz ele, previsivelmente, também reduzem o risco de ataques cardíacos e, pessoas com diabetes também sofrem menos danos nos nervos e menos úlceras nos pés.

RESULTADOS OBTÊM APOIO DO ESPECIALISTA EM OFTALMOLOGIA

“Estas descobertas confirmam o crescente conhecimento de que um melhor controle da glicose no sangue, pressão arterial e colesterol no sangue reduzem o risco de complicações diabéticas”, diz J. Michael Jumper, MD, um oftalmologista e especialista em retina na West Coast Retina Medical. Grupo, São Francisco que não estava envolvido no estudo. Ele faz parte do conselho da Sociedade Americana de Especialistas em Retina e concordou em revisar o estudo para EndocrineWeb.
Dr. Jumper diz que muitas pessoas com níveis de colesterol altos o suficiente para precisar de tratamento não estão recebendo esse tratamento; isso ajudaria potencialmente a saúde, incluindo a saúde dos olhos.
“Meu conselho para os pacientes é discutir seu nível de colesterol com o seu médico e começar o tratamento com uma estatina, se indicado”, diz ele ao EndocrineWeb.  As pessoas com diabetes que controlam o açúcar no sangue, o colesterol e a pressão arterial, bem como se exercitam regularmente e evitam fumar, têm melhor chance de preservar sua visão e de evitar a retinopatia diabética, diz o Dr. Jumper. 

BENEFÍCIOS DA TERAPIA DE REDUÇÃO DE LIPÍDIOS PARA PESSOAS COM DOENÇA CARDÍACA E DIABETES

“A partir deste estudo, estamos percebendo que não apenas o controle do açúcar, mas também o controle do colesterol [lipídico] desempenha um papel importante na prevenção da retinopatia diabética”, diz Eugene Yu-Chuan Kang, MD, o principal autor do estudo e um médico em Chang Gung Memorial Hospital em Taoyuan, Taiwan. Kang suspeita que enquanto a maioria das pessoas com diabetes presta atenção ao seu nível de açúcar no sangue, poucas são tão vigilantes quanto a fazer o que é necessário para controlar seu colesterol no sangue.
Os resultados do estudo também indicam que os pacientes que tomaram sua medicação de estatina conforme as instruções tiveram resultados ainda melhores no que diz respeito à retinopatia diabética do que aqueles que tomaram a prescrição ou seguiram os conselhos do seu médico sobre os esforços de redução de colesterol, diz o Dr. Kang.
Outros estudos descobriram que as estatinas, muitas vezes combinadas com outros medicamentos é que diminuem as complicações relacionadas ao diabetes, então Garg suspeita que os remédios para baixar o colesterol também ajudariam a reduzir a doença ocular relacionada ao diabetes. No novo estudo, eles descobriram um benefício de diminuir o início e a progressão da retinopatia diabética com estatinas sozinhas.
Embora o estudo tenha sido feito com pessoas que vivem em Taiwan, o Dr. Garg diz que os resultados também se aplicam a pacientes dos EUA, em resposta a uma pergunta feita pela EndocrineWeb com base em resultados de estudos e relatórios; no entanto, a pesquisa mais antiga analisou principalmente as estatinas em combinação com outros tratamentos. 
No ano passado, por exemplo, os pesquisadores analisaram os resultados de oito estudos clínicos que compararam que tomavam drogas redutoras de colesterol (não apenas estatinas, mas outros tipos de drogas) com aqueles que não tomavam estatina.  Eles descobriram que as drogas redutoras de colesterol retardavam a progressão da retinopatia diabética.

ESTATINAS OFERECEM BENEFÍCIOS, MAS AINDA EXIGEM HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Os benefícios potenciais de tomar uma estatina devem ser vistos como um bônus, mas não uma razão para negligenciar hábitos saudáveis, diz o Dr. Garg. “Para pessoas com diabetes e colesterol alto, a pedra angular [dos seus cuidados] ainda seguirá uma dieta baseada em diabetes e fazer exercícios regularmente”, diz ele, “porque sabemos que administrar ativamente seu colesterol no sangue é fundamental para reduzir o risco de ter um ataque cardíaco e derrame.
E, por melhores que pareçam os resultados, “se os pacientes não têm colesterol alto, não sabemos se as estatinas serão potencialmente úteis ou não [para a saúde dos olhos]”, ele adverte.
Assim, para indivíduos que têm diabetes, mas não foram diagnosticados com hiperlipidemia, você não deve pensar em pedir ao seu médico uma prescrição de estatina, ele diz, pelo menos não ainda. Não há dados para apoiar qualquer vantagem de tomar uma estatina, se você já está tomando especificamente para gerenciar seus riscos de doença cardíaca.
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://www.tiabeth.com/index.php/2019/01/19/estatinas-podem-prevenir-a-retinopatia-diabetica-em-pessoas-com-diabetes/