Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Câncer de Colo do Útero : Vivendo com o



Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 30/10/2014 - Data de atualização: 03/07/2017
Para algumas mulheres com câncer de colo do útero, o tratamento pode remover ou destruir o câncer, mas chegar a seu fim pode ser estressante. Ao mesmo tempo em que a mulher se sente aliviada com o término do tratamento, fica a preocupação de uma recidiva ou metástase. Este é um sentimento muito comum para a maioria das mulheres que tiveram câncer de colo do útero.
Em outras pacientes, o câncer pode não desaparecer completamente. Essas pacientes continuarão realizando tratamentos regulares com quimioterapia, radioterapia ou outras terapias para tentar manter a doença sob controle. Mas ajuda saber que muitas pacientes com câncer de colo do útero, hoje já aprenderam a lidar com esta incerteza e estão vivendo uma vida plena.
Viver com câncer é diferente de viver após o câncer. Viver após o câncer de colo do útero significa voltar a algumas coisas familiares e também fazer algumas novas escolhas.
Acompanhamento Clínico
Em pessoas sem sinais de câncer remanescentes, muitos médicos recomendam visitas de acompanhamento e exames de tomografia computadorizada a cada 6 - 12 meses nos primeiros 2 anos após o tratamento, e visitas anuais e tomografias após esse tempo, embora as visitas ao médico possam ser mais frequentes no início.
Registros Médicos
Eventualmente em algum momento após o diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero, você pode consultar outro médico, que desconheça totalmente seu histórico clínico. É importante que você seja capaz de informar ao novo médico os detalhes do diagnóstico e do tratamento. Verifique se você tem a seu alcance, informações como:
Cópia do laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia.
Cópia do relatório de alta hospitalar.
Cópia do relatório do tratamento radioterápico.
Cópia do relatório quimioterápico, incluindo medicamentos utilizados, doses, e tempo do tratamento.
Exames de imagem.
O médico pode querer manter cópias dessas informações, não se esqueça de sempre manter cópias de tudo com você!
Como diminuir o Risco do Câncer Avançar ou Recidivar?
Permanecer tão saudável quanto possível após o tratamento do câncer de colo do útero, mantendo uma alimentação saudável e praticando atividades físicas pode reduzir o risco da recidiva e proteger de outros problemas de saúde. Entretanto, ainda não está claro se essas ações vão ajudar.
Sabe-se que fumar aumenta o risco de câncer de colo do útero. Embora não esteja claro se o tabagismo possa afetar o crescimento ou a recidiva do câncer de colo do útero, ainda assim é importante parar de fumar para diminuir o risco de contrair outro tipo de câncer relacionado ao tabagismo. Não fumar também pode ajudar a tolerar melhor a quimioterapia e a radioterapia e a diminuir os danos às células do colo do útero.
Mudanças no Estilo de Vida
Você não pode mudar o fato de você ter tido câncer de colo do útero, mas pode mudar o seu modo de vida. Faça escolhas saudáveis, sinta-se bem, reveja seus objetivos, encare a vida de uma nova forma.
Faça escolha saudáveis. O diagnóstico de câncer de colo do útero faz com que a maioria dos pacientes passe a ver a vida sob outra perspectiva. Muitas começam a se preocupar com a saúde, tentam alimentar-se melhor, levar uma vida menos sedentária, tentam maneirar no álcool ou param de fumar. Não se estresse com pequenas coisas. É o momento de reavaliar a vida e fazer mudanças. Se preocupe com sua saúde.
Suporte Emocional
O tratamento do câncer de colo do útero é, na maioria das vezes, extremamente estressante. O paciente passa por tantas experiências, que cada etapa concluída é uma nova conquista. Com o término do tratamento o paciente percebe a doença como um todo e alguns medos ou incertezas podem tomar conta dele. A paciente pode muitas vezes pensar na morte, ou no impacto da doença em sua família, amigos e vida profissional. O paciente acaba revendo seus relacionamentos e coisas aparentemente sem importância começam a ter valor.
Algo que ajuda muito ao paciente com câncer de colo do útero a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe. Independente de como, o importante é que você encontre em algo ou alguém essa ajuda, seja nos familiares, nos amigos, em ex-pacientes, em sites sobre a doença, ou até em sua própria fé. Você não precisa passar por tudo isso sozinho, seus familiares e amigos podem e querem ajudar você. Não se feche na doença, esteja disposto a ouvir o que os outros têm a lhe dizer.

Fonte: American Cancer Society (05/12/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br


#VocêNãoEstáSozinho #Oncoguia #Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #ColodoÚtero #CâncerdeColodoÚtero #Prevenção
#fatoresderisco # infecçãopelovírusdopapilomahumano(HPV)
#produtosquímicoscancerígenos #Tabagismo #Imunossupressão #vírusda imunodeficiênciahumana(HIV) #infecçãoporclamídia #dieta #adenocarcinomadocolouterino #Obesidade 
#contraceptivosorais #pílulasanticoncepcionais 
#dispositivointrauterino (DIU) #idade 
#examedePapanicolaou #dietilestilbestrol(DES)
#condiçãohereditária #relaçãosexual #sangramentovaginalanormal # dor # ginecológico #oncologistaginecológico 
#nóduloslinfáticos #colposcópio #cistoscopia  #proctoscopia #Raios X #tomografiacomputadorizada 
#ressonânciamagnética #urografiaintravenosa 
#TomografiaporEmissãodePósitrons PET) # tratamento
#estadiamentodocâncer #cirurgia #radioterapia #quimioterapia 
#terapiaalvo #carcinomainsitu #vagina #Histerectomia #Biópsia #traquelectomiaradical #Radioterapia #braquiterapia
#linfonodospélvicos #quimioterapia #terapiaalvo #recidiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla