Photo by Shawn Fields on Unsplash
Nos países asiáticos, a tigela básica de arroz branco tem uma tigela de más notícias, dizem estudos. Um estudo recente mostra que o arroz branco pode ser um dos culpados em causar diabetes, sendo até mais potente do que os refrigerantes, grandes causadores da doença. Esta hipótese surgiu quando observou-se um aumento maior dos casos de diabetes naqueles países cujo consumo de arroz era maior. 
As autoridades de saúde sugeriram que o arroz branco com amido pode sobrecarregar o corpo aumentando o risco de diabetes. Este aumento no diabetes também foi verificado por estudos ao longo dos anos.  Compartilhando seu plano de batalha para reduzir o risco de diabetes, Zee Yoong Kang, executivo-chefe do Conselho de Promoção da Saúde, disse que a obesidade e as bebidas açucaradas são as principais causas da condição no Ocidente.
Arroz branco com amido pode sobrecarregar seu corpo com açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes. O Sr. Zee está amparado por dados. Uma meta-análise de quatro grandes estudos, envolvendo mais de 350.000 pessoas acompanhadas de quatro a 20 anos, pela Escola de Saúde Pública de Harvard – publicada no British Medical Journal – levantou algumas conclusões preocupantes. O estudo mostrou que consumir uma tigela de arroz duas vezes por dia regularmente eleva o risco de diabetes em 11% na população geral.
Embora Zee não planeje pedir aos consumidores de arroz que parem de comer este alimento básico, ele sugere variedades mais saudáveis. O arroz branco de grão longo é melhor do que o de grão curto quando se trata de aumentar o açúcar no sangue – um aumento nos níveis de açúcar faz com que o pâncreas produza mais insulina, e picos frequentes podem levar ao diabetes.
Ele também gostaria que as pessoas tentassem adicionar 20% de arroz integral ao arroz branco. Este montante é suficiente para reduzir o risco de diabetes em 16%. “Não há necessidade de substituir totalmente o que eles comem agora. Apenas aumente a quantidade de grãos integrais e arroz integral”.
Outro médico, Dr. Stanley Liew, especialista em diabetes do Hospital Raffles, também aconselhou as pessoas a comer menos arroz. Ele acrescentou que a maioria das comidas que promovem um rápido aumento do açúcar no sangue e refrigerantes deveriam ser desencorajados.