Powered By Blogger

domingo, 13 de janeiro de 2019

Câncer de Colo do Útero : Tipos de Biópsias para

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 31/10/2014 - Data de atualização: 03/07/2017

Existem vários tipos de biópsias que podem ser utilizadas ​​para diagnosticar lesões pré-cancerosas ou cânceres de colo do útero:
Biópsia com Colposcópio. Neste tipo de biópsia, em primeiro lugar o colo do útero é examinado com um colposcópio para detectar as áreas anormais. Em seguida com auxílio de uma pinça de biópsia é removida uma pequena porção da área anormal sobre a superfície do colo do útero. Esse procedimento pode causar cólicas leves, dor e algum sangramento. O procedimento é realizado com anestésico local.
Curetagem Endocervical (Raspagem Endocervical). Às vezes a zona de transição (área em risco de infecção pelo HPV e pré-câncer) não pode ser visualizada com o colposcópio. Neste caso, é realizada a curetagem endocervical através da inserção de uma cureta no canal do colo do útero. O tecido removido na curetagem é enviado para análise. Após este procedimento, as pacientes podem sentir cólicas e ter algum sangramento.
Biópsia em Cone. Neste procedimento, também conhecido como conização, o médico remove uma amostra de tecido do colo do útero em forma de cone. A biópsia em cone pode também ser utilizada como tratamento para remover completamente muitas lesões pré-cancerosas e alguns cânceres incipientes. A biópsia em cone não impedirá a maioria das mulheres de engravidar, mas em casos nos quais uma grande quantidade de tecido foi removida, essas mulheres podem ter um risco aumentado de parto prematuro.
Existem dois métodos comumente utilizados para as biópsias em cone:
Cirurgia de Alta Frequência. A cirurgia de alta frequência (CAF) ou LEEP (Loop electrosurgical excision procedure) ou, ainda, alça diatérmica; tem sido empregada como um método diagnóstico e muitas vezes terapêutico. A alça diatérmica é um instrumento ablativo constituído por um conjunto de eletrodo ativo acoplado a um filamento de tungstênio. O procedimento é realizado com anestesia local e pode ser feito em consultório. Após o procedimento a paciente pode ter cólicas leves e sangramento moderado que pode persistir por várias semanas.
Biópsia em Cone a Frio. Este método utiliza um bisturi cirúrgico ou um laser em vez de um fio aquecido para remover o tecido. O procedimento é realizado com anestesia e é feito em hospital. Após o procedimento, a paciente pode apresentar cólica e sangramento por algumas semanas.
Laudo da Biópsia
Os termos usados no laudo de uma biópsia são um pouco diferentes do sistema de Bethesda para relatar resultados do teste de Papanicolaou. Lesões pré-cancerosas são denominadas de Neoplasia Intraepitelial do Colo do útero (NIC), em vez de lesão intraepitelial escamosa. Os termos utilizados para relatar a presença de câncer são os mesmos (carcinoma de células escamosas e adenocarcinoma).

Fonte: American Cancer Society (05/12/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br


#VocêNãoEstáSozinho #Oncoguia #Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #ColodoÚtero #CâncerdeColodoÚtero #Prevenção
#fatoresderisco # infecçãopelovírusdopapilomahumano(HPV)
#produtosquímicoscancerígenos #Tabagismo #Imunossupressão #vírusda imunodeficiênciahumana(HIV) #infecçãoporclamídia #dieta #adenocarcinomadocolouterino #Obesidade 
#contraceptivosorais #pílulasanticoncepcionais 
#dispositivointrauterino (DIU) #idade 
#examedePapanicolaou #dietilestilbestrol(DES)
#condiçãohereditária #relaçãosexual #sangramentovaginalanormal # dor # ginecológico #oncologistaginecológico 
#nóduloslinfáticos #colposcópio #cistoscopia  #proctoscopia #Raios X #tomografiacomputadorizada 
#ressonânciamagnética #urografiaintravenosa 
#TomografiaporEmissãodePósitrons PET) # tratamento
#estadiamentodocâncer #cirurgia #radioterapia #quimioterapia 
#terapiaalvo #carcinomainsitu #vagina #Histerectomia #Biópsia #traquelectomiaradical #Radioterapia #braquiterapia
#linfonodospélvicos #quimioterapia #terapiaalvo #recidiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla