Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DIAGNOSTICANDO A INSUFICIÊNCIA RENAL, RÁPIDO E EFICAZ:

PEÇA REGULARMENTE AO SEU MÉDICO OS EXAMES DE URÉIA E CREATININA!

Medir a função renal é especialmente importante para a avaliação e manejo das doenças renais. Esta avaliação da função renal,  que os médicos chamam de medida da Filtração Glomerular,  é feita nos laboratórios comuns de análises clínicas.

✓OS VALORES DE REFERÊNCIA OU NORMAIS
PARA URÉIA:10 a 40 mg/dl.

✓OS VALORES NORMAIS PARA CREATININA: Adulto: 0,60 a 1,30 mg/dL, Criança 0 a 1 semana: 0,60 a 1,30 mg/dL, Criança 1 a 6 meses : 0,40 a 0,60 mg/dL, Criança 1 a 18 anos : 0,40 a 0,90 mg/dL. Estes valores podem ter ligeiras variações dependendo do laboratório.


•VALORES ALTERADOS - AUMENTO E REDUÇÃO:

Os valores da uréia estão aumentados em casos de insuficiência renal aguda ou crônica, choque, insuficiência cardíaca congestiva, desidratação acentuada, catabolismo proteico aumentado, perda muscular, alguns medicamentos também podem causar aumentos da uréia (tetraciclinas com uso de diuréticos, é um caso).

Já valores reduzidos da uréia são referidos em casos de gravidez (segundo trimestre), diminuição do consumo de proteínas, uso de reposição de fluidos intravenosa, insuficiência hepática severa, infância, desnutrição, certos medicamentos, entre eles, hormônios anabolizantes, estreptomicina, cloranfenicol.

No caso da creatinina os valores aumentados indicam diminuição da função renal, perceba que é necessária a perda da função renal em pelo menos 50% para que ocorra elevação dos níveis de creatinina, desidratação e choque, obstrução do trato urinário, intoxicação com metanol, doenças musculares (rabdomiólise, gigantismo, acromegalia, etc.).

Enquanto que valores diminuídos de creatinina são indicativos debilitação, gravidez, massa muscular reduzida.

•SUBSTÂNCIAS INTERFERENTES:

Exercícios físicos fortes não freqüentes podem causar interferência, acusando resultados maiores que normalmente seriam da creatinina, ocorre o mesmo com algumas drogas como a cimetidina, quimioterápicos, cefalosporinas e ácido ascórbico e os aminoglicosídeos, hidantoína.

•CONSIDERAÇÕES:

As considerações expostas neste texto servem como simples consulta superficial, o resultado baixo, normal ou alto de seu exame só poderá ser interpretado corretamente pelo seu médico, pois ele fará a correlação deste valores encontrados pelo laboratório com a condição clínica ou sintomas gerais verificados por ele no momento da consulta, assim chegará a um diagnóstico.

Faça consulta com seu médico regularmente, ele saberá quais os exames laboratoriais serão necessários para esclarecer a patologia pesquisada, exames também são importantes para um diagnóstico seguro.

✎POR ISSO, TODA ATENÇÃO É POUCA PARA ESTE ÓRGÃO VITAL E QUE NÃO COSTUMA AVISAR QUANDO HÁ ALGO DE ERRADO!

➨FONTE: SBN - Sociedade Brasileira de Nefrologia.

—Por Geison Oliveira.
 
obs: conteúdo meramente informativo procure seu médico
 
abs,
Carla
extraído:https://www.facebook.com/pages/Dicas-de-Hemodi%C3%A1lise-e-Transplantes-Nevakubo/270395653033630?ref=stream&hc_location=stream

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla