Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dicas Complementares para o Tratamento contra o Câncer


Dicas Complementares para o Tratamento contra o Câncer

1) Primeiros Passos
Ao receber o diagnóstico
Este é um momento difícil, de choque, surpresas e muitas decisões.  Para vivê-lo da melhor forma possível, veja as recomendações no próximo post.



2) O Tratamento
A quimioterapia (QT) é um tipo de tratamento que consiste no uso de medicamentos que atuam destruindo as células doentes. 
Possíveis efeitos colaterais da quimioterapia.



3) Boa nutrição é importante

A boa nutrição é importante para todos.  No tratamento do câncer, torna-se um dos principais elementos para que  resultados positivos sejam alcançados. É importante comer o suficiente, de forma equilibrada. Assim, você poderá manter uma boa qualidade de vida e impedir a perda de peso e a fadiga, sinais muito comuns no tratamento.
Conheça a alimentação ideal para cada um dos efeitos colaterais.




4) Terapia Ocupacional - encarando os desafios de queixo erguido

Terapeuta ocupacional é o profissional responsável por ajudar você na recuperação de uma vida independente. Ele está atento às adaptações necessárias para as funções físicas de cada paciente, bem como a adequação nos utensílios em geral, mobiliário e/ou ambiente. Cuidar do conforto, controlar a dor e a fadiga também são maneiras deste profissional ajudá-lo a melhorar a qualidade de vida, durante e após o tratamento.



5) Saúde bucal no tratamento do câncer
O objetivo da equipe de odontologia é abordar, diagnosticar e tratar situações de risco para infecção bucal, previamente ao tratamento. 



6) O que todo paciente precisa saber

Após a alta hospitalar.



7) Direitos do paciente - Ética Médica
Além dos direitos previstos na nossa legislação como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, benefício assistencial, saque do FGTS, do PIS/PASEP, isenção do imposto de renda para aposentados, quitação da casa própria e acesso a medicamentos gratuitos, é possível ainda exigir um tratamento digno, conforme previsto no Código de Ética Médica.



8) Emoções à flor da pele

Quando o corpo adoece, adoecem também as emoções. Embora nem sempre seja fácil, existem alguns meios de encontrar respostas e soluções para os momentos de dificuldade.   O tratamento completo inclui o cuidado que vai além do corpo, abrangendo os sentimentos. 




9) Vida sexual durante o tratamento
A quimioterapia e os demais tratamentos não mudarão o interesse nem o desempenho sexual. Entretanto, você pode sentir-se mais cansado ou preocupado, o que interfere em sua vida sexual. Isso é natural e não deve preocupá-lo.



10) Dúvidas comuns
Conheça as dúvidas mais comuns em pacientes recém-diagnosticados e em tratamento.

obs. conteúdo meramente informativo consulte o seu médico. Vou falar de cada item.

abs,
Carla
fonte: http://www.abrale.org.br/pagina/primeiros-passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla