Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Faça com seu corpo!! Cartões de posturas para trabalhar com crianças e adultos

Mais um achado na internet que pode ser muito legal para adaptarmos e usarmos na rotina de estimulação e reabilitação: cartões de movimentos!!

Os terapeutas sabem que essa é uma das formas de estimular/trabalhar Praxia (uma definição bem simplória: capacidade de realizar movimentos com um objetivo). 

Os familiares e cuidadores só precisam entender que ao tentar realizar um movimento de “imitação”, como o que vamos propor agora, temos uma excelente oportunidade de estimular.

Como vocês já devem ter entendido, a proposta é usar os cartões abaixo, para pedir que as ações sejam repetidas. Vocês até podem clicar com o botão direito dos seus mouses e “Salvar Como”, mas como o desenho é simples de executar, vocês mesmos podem desenhar em folhas grandes de papel.

formas 1
body2
body shapes page 3
São possíveis vários usos desse material. Pode-se trabalhar em grupo e um grupo “desafiar” o outro a relizar determinados movimentos, ou quem sabe, o facilitador do grupo vai sorteando imagens e cada um de cada grupo precisa repetir.

Uma outra possibilidade também é transformar essas imagens em um jogo de memória. E, ao ir jogando e acertando os pares, a pessoa precisa fazer o movimento do par de cartas que achou.

Trabalhar com essas imagens fazendo-as coloridas, também pode ser uma outra forma de achar mais um uso. Cada imagem escolhida pelo cliente, ele precisaria desenhar uma igual a ela e identificar a posição das mãos, pés e pernas do boneco à medida que ele for desenhando.

E vocês, pensam em outros usos? Na verdade a forma de uso está muito relacionada ao objetivo da atividade, que ao ser empregada pelo terapeuta, tens objetivos definidos para alcançar metas na terapia.

extraído: http://www.reabilitacaocognitiva.org/2013/08/faca-com-seu-corpo-cartoes-de-posturas-para-trabalhar-com-criancas-e-adultos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla