Powered By Blogger

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Mitos e Verdades sobre o Câncer Colorretal

Apesar de ser um dos cânceres mais evitáveis ​​e curáveis, ainda é um dos 5 tipos mais comuns entre homens e mulheres, e uma das principais causas de morte por câncer. Muitos fatores contribuem para isso, mas um dos maiores obstáculos é superar os mitos e preconceitos que impedem as pessoas de irem ao médico e realizarem exames de rastreamento.
Infelizmente, ainda hoje, a desinformação, o preconceito ou mesmo alguns tabus relacionados ao câncer são fatores impeditivos para um autocuidado em saúde adequado.
Conheça os principais mitos relacionados ao câncer colorretal:
O câncer colorretal é uma doença de homens.
Verdade - O câncer colorretal é uma doença que pode atingir tanto mulheres quanto homens. Cada ano, cerca de 30.000 pessoas de ambos os sexos são diagnosticadas com câncer colorretal.
Câncer colorretal não pode ser evitado.
Verdade - Em muitos casos, pode ser evitado. O câncer colorretal quase sempre se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores é a detecção precoce com remoção dos pólipos antes de se tornarem malignos. Os exames de rastreamento para detectar a presença dos pólipos incluem: enema opaco, sigmoidoscopia, colonoscopia, colonoscopia virtual.
Pessoas de raça negra não estão em risco para câncer colorretal.
Verdade - Homens e mulheres negras são diagnosticados com câncer colorretal e podem morrer pela doença, em maior proporção que pessoas de outras raças ou grupos étnicos. Entretanto, a razão desse fato ainda é desconhecida.
A idade não importa quando se trata de desenvolver câncer colorretal.
Verdade - Mais de 90% dos casos de câncer colorretal são diagnosticados em pessoas com mais de 50 anos de idade. Alguns fatores aumentam o risco de desenvolvimento da doença, como idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, história pessoal de câncer (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), além de obesidade e sedentarismo. Nesse caso, converse com o médico sobre quando o rastreamento deve ser iniciado.
É melhor não fazer rastreamento para câncer colorretal, porque de qualquer maneira é mortal. "Vou morrer mesmo”.
Verdade - O câncer colorretal é, na maioria das vezes, curável, quando detectado precocemente, e ainda não se espalhou para outros órgãos. Mas, devido ao fato da muitas pessoas não realizarem o rastreamento, apenas 40% são diagnosticadas em estágio inicial quando o tratamento tem mais chances de ser bem sucedido.
O câncer colorretal é mais comum em pessoas de pele clara.
Verdade – As pessoas de pele clara tem a segunda maior taxa de incidência de câncer colorretal.
O câncer colorretal só afeta pessoas com mais de 50 anos.
Verdade - Embora a maioria dos casos de câncer colorretal seja diagnosticada em pessoas com mais de 50 anos, a doença pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente aquelas com um histórico familiar de câncer colorretal, múltiplos fatores de risco ou aquelas que têm mutações genéticas específicas. Se o seu histórico clínico sugere que você possa ter um risco aumentado de câncer colorretal ou se você está apresentando sinais e sintomas da doença, procure um médico para iniciar o rastreamento, independente da sua idade.
O câncer colorretal é uma doença que se dissemina rapidamente.
Verdade - A maioria das formas de câncer colorretal é de crescimento lento e até 95% dos casos são curáveis se detectados precocemente.
Não ter nenhum sintoma, significa não ter a doença.
Verdade - Durante as primeiras fases, a maioria das pessoas com câncer colorretal não apresentam sintomas. Alguns sintomas da doença, como alterações nas fezes, sangramento, dor abdominal ou perda de peso inexplicada, aparecem quando a doença já está muitas vezes em um estágio mais avançado, ou seja, quando o tratamento é menos eficaz.
A colonoscopia é um procedimento doloroso e constrangedor.
Verdade - Fazer uma colonoscopia não é tão desagradável quanto a maioria das pessoas acredita. O procedimento dura de 15 a 30 minutos e o paciente é sedado para evitar qualquer desconforto.
O preparo para a colonoscopia é difícil.
Verdade - O preparo necessário para o esvaziamento do cólon para a colonoscopia pode ser incomodo, mas existem várias opções que seu médico pode sugerir para tornar o processo tolerável. Um pouco de desconforto é pouco frente à possibilidade de ter um câncer colorretal.
A colonoscopia é a única forma de detectar o câncer colorretal.
Verdade - A colonoscopia é considerada um exame padrão no rastreamento do câncer colorretal. Durante o procedimento, todo o cólon é examinado e se existirem pólipos serão retirados. No entanto, existem outros exames alternativos como a colonoscopia virtual, sigmoidoscopia flexível e exames de sangue oculto nas fezes.
Ter um pólipo significa ter câncer colorretal.
Verdade - Os pólipos podem ser benignos ou pré-cancerígenos, isto é, se não forem retirados eles podem se tornar um câncer.
Ter câncer colorretal, implica em usar uma bolsa de colostomia.
Verdade – Atualmente, com o avanço das técnicas cirúrgicas e das opções de tratamento, as colostomias não ocorrem com tanta frequência e quando necessárias, são muitas vezes temporárias.
Eu acompanhei uma pessoa com câncer colorretal, o mesmo pode acontecer comigo.
Verdade - A experiência de cada pessoa é diferente, e ter câncer colorretal atualmente não é o mesmo que ter há 5, 10 ou 20 anos atrás, grandes avanços têm sido feitos tanto no diagnóstico quanto no tratamento do câncer colorretal. A maioria das doenças detectadas precocemente é curável. Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, radioterapia direcionada ao volume alvo, tratamentos de quimioterapia, tecnologia a laser e pesquisa recentes têm contribuído para um tratamento do câncer, menos traumático e mais eficiente, mesmo para pacientes em estágios avançados da doença.
Não há nada que eu possa fazer para reduzir o risco de contrair câncer colorretal.
Verdade - Alguns fatores de risco como o histórico familiar estão fora do seu controle. Mas, é estimado que cerca de 50 a 75% dos casos de câncer colorretal podem ser prevenidos apenas com um estilo de vida saudável. Ter uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais; reduzir a ingestão de carnes vermelhas e processadas; manter um peso saudável; não fumar; ingerir bebidas alcoólicas com moderação; e, praticar exercícios físicos regularmente pode reduzir suas chances de ter câncer colorretal.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-colorretal/531/28/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla