quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mitos e Verdades sobre a Bolsa de Colostomia


A bolsa coletora deve ser sempre usada?

Verdade - Uma vez colocada, a bolsa deve ser usada sempre, pois a vontade de evacuar pode vir a qualquer momento.

O uso de água está restrito nesse período?

Mito - Não, a hidratação deve ser plena, hidratando o corpo como um todo. 

Deverei comprar roupas adaptadas?

Mito - Após a cirurgia, muitos pacientes preocupam-se com a possibilidade de que a bolsa seja notada por debaixo da roupa. No entanto, é importante dizer que as bolsas, em sua maioria, são finas e ficam bem ajustadas ao corpo. Ou seja, você poderá levar uma vida normal, utilizando suas antigas roupas.

Poderei me exercitar normalmente?

Verdade - A prática de atividades físicas está liberada, mas com cautela e somente quando seu médico as autorize. A recuperação de uma cirurgia como a do câncer colorretal pode variar de paciente para paciente. Dessa forma, o retorno à prática esportiva dependerá da cicatrização e da vontade do paciente. Algumas recomendações são importantes: esportes de contato como futebol, vôlei, basquete devem ser evitados pelo risco de agressão ao estoma, além disso, o levantamento de peso excessivo também deve ser evitado.

Devo tomar cuidado com a minha alimentação?

Verdade - De acordo com algumas orientações publicadas pelo Instituto Nacional do Câncer para pessoas ostomizadas os efeitos dos alimentos no organismo podem ser diferentes de uma pessoa para outra. Para você, que tem um estoma, é importante esclarecer que com o tempo poderá alimentar-se quase da mesma forma que fazia antes. Ao experimentar um alimento novo, faça-o em pequena quantidade. Procure descobrir como seu organismo reage a cada tipo de comida. Alguns alimentos produzem gases demais, como os ovos, feijão e bebidas gasosas. Outros amolecem demais as fezes, como as verduras e frutas cruas, lentilha, ervilhas e bagaços de laranja. Há também alimentos que provocam prisão de ventre, como a batata, inhame, maçã cozida, banana prata e arroz branco. Atenção aos alimentos que produzem cheiros fortes, como a cebola, alho cru, ovos cozidos, repolho e frutos do mar. Outros, ao contrário, neutralizam odores fortes, como cenoura, chuchu, espinafre e maizena.

Diante da minha nova condição é aconselhável que eu não volte a trabalhar ou trabalhe de casa?

Mito - O retorno ao trabalho é sempre aconselhável, diante das condições físicas e emocionais do paciente. A vida continuará normal, com algumas adaptações, é claro. O período de afastamento do trabalho é determinado pelo médico e o seu retorno também. Lembre-se: quando retornar ao trabalho não se esqueça de levar o equipamento para troca de emergência.

Minha vida sexual continuará normal?

Verdade - Após a cicatrização da cirurgia você poderá retornar a sua atividade sexual. É natural que logo após a cirurgia o desejo sexual diminua, portanto você e seu parceiro devem discutir o momento ideal de retorno à atividade sexual. Antes da atividade sexual esvazie a bolsa. As mulheres podem utilizar um espartilho, e os homens podem utilizar faixa ou tensor abdominal para deixar a bolsa menos aparente e mais segura durante o ato sexual. Utilizar uma bolsa fechada (não drenável) de menor capacidade pode ser mais confortável. Para aumentar o conforto pode ser utilizada uma bolsa de tecido para evitar o atrito da bolsa plástica e a visualização do conteúdo da bolsa.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mitos-e-verdades-sobre-a-bolsa-de-colostomia/5249/28/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla