O câncer de pulmão de células não pequenas é um tipo de câncer que acomete pulmões ou vias aéreas. A maioria dos cânceres do pulmão são do tipo de células não pequenas.
O que é câncer de pulmão de células não pequenas?
O câncer de pulmão de células não pequenas é um tipo de câncer que acomete pulmões ou vias aéreas. A maioria dos cânceres do pulmão são do tipo de células não pequenas. A maioria das pessoas com câncer do pulmão de células não pequenas são diagnosticadas entre as idades de 50 e 70. Geralmente tal câncer se desenvolve lentamente e os sintomas são graduais.
Cerca de 80% a 85% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de não pequenas células, enquanto 10% a 15% dos cânceres de pulmão são do tipo câncer de pulmão de pequenas células.
É dividido em três subtipos:
- adenocarcinoma;
- carcinoma espinocelular;
- carcinoma de grandes células.
Os adenocarcinomas começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco, além de ser encontrado nas áreas externas do pulmão. Esse tipo de câncer de pulmão ocorre principalmente em fumantes e ex-fumantes, mas também é o tipo mais comum em não fumantes. É mais frequente em mulheres do que em homens, e é mais propenso a ocorrer em pessoas mais jovens do que outros tipos de câncer de pulmão. Ele tende a crescer mais lentamente do que os outros tipos de câncer de pulmão, e tem mais chance de ser diagnosticado antes de se disseminar.
Já o carcinoma espinocelular começa nas células epidermoides, que se caracterizam por serem planas, revestindo o interior das vias aéreas. Ele está relacionado com o tabagismo e tende a ser encontrado na região central dos pulmões, próximo aos brônquios. É responsável por 40% dos casos de câncer de pulmão.
O carcinoma de grandes células pode aparecer em qualquer parte do pulmão e tende a crescer e se disseminar rapidamente, o que pode tornar o tratamento mais difícil.
Quais são as causas do câncer de pulmão de células não pequenas?
Não existe uma única causa para o câncer de pulmão, mas as mais comuns são:
- tabagismo: 85% dos casos estão associados ao hábito de fumar;
- doenças pulmonares;
- histórico familiar: o risco de câncer de pulmão é maior para quem tem um parente próximo (como pais ou irmãos) com câncer de pulmão;
- poluição;
- exposição ao amianto;
- exposição ao gás radônio.
Quais são os sintomas do câncer de pulmão de células não pequenas?
Os principais sintomas do câncer de pulmão de células não pequenas são:
- tosse;
- tosse com sangue;
- tosse com chiado;
- tosse com expectoração de mucosa;
- dor no peito;
- perda de peso;
- fadiga;
- perda de apetite;
- infecções recorrentes.
Quais são as formas de tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas?
O tratamento do câncer do pulmão de células não pequenas depende principalmente do estágio do câncer, mas geralmente é tratado por radioterapia, quimioterapia, cirurgia e combinação de terapias. Elas podem ser utilizadas de forma individual ou de forma combinada, dependendo do tipo de tumor e nível de evolução.
Como prevenir o câncer de pulmão de células não pequenas?
Há algumas medidas que podem ser adotadas para prevenção, como:
- parar de fumar, já que o cigarro é a principal causa;
- manter uma dieta equilibrada e saudável;
- pratique exercícios físicos regularmente;
- tenha acompanhamento médico regular.
FONTE:https://www.rededorsaoluiz.com.br/onco/oncologiador/cancer/tipos/cancer-de-pulmao
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla