Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Câncer de Pulmão

 O câncer de pulmão é uma das apresentações mais comuns de câncer em todo o mundo. Esse tipo de tumor surge quando há um crescimento anormal e descontrolado de células nos tecidos pulmonares

 

 

 O que é?

O câncer de pulmão é uma das apresentações mais comuns de câncer em todo o mundo. Esse tipo de tumor surge quando há um crescimento anormal e descontrolado de células nos tecidos pulmonares. O câncer de pulmão pode se desenvolver lentamente ao longo de anos, sem causar sintomas visíveis, o que torna seu diagnóstico um desafio.

 

 

Quais são as causas do câncer de pulmão?

A principal causa de câncer de pulmão ainda é o tabagismo, sendo responsável por mais de 70% dos casos da doença. As substâncias químicas presentes no cigarro podem danificar o DNA das células pulmonares, levando ao seu crescimento desorientado. Além do tabagismo, a exposição a agentes químicos tóxicos, como o amianto (poeira de sílica), a radiação e a poluição também podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de pulmão. Entretanto, existem casos da doença em populações não tabagistas e sem fatores conhecidos de exposição. Além disso, pessoas com histórico familiar de câncer ou outras doenças pulmonares também podem estar sob maior risco.

 

 

 

Quais são os sintomas do câncer de pulmão?

O câncer de pulmão pode apresentar diferentes sintomas, dependendo do estágio em que se encontra. Alguns dos mais comuns incluem tosse crônica, dor no peito, falta de ar, rouquidão, perda de peso inexplicável, fadiga, entre outros. No entanto, muitas pessoas com câncer de pulmão não apresentam sintomas perceptíveis de que a doença progrediu até um estágio avançado.

 

 

Como prevenir o câncer de pulmão?

A melhor maneira de tratar é prevenir. Portanto, evitar o tabagismo e a exposição a produtos químicos tóxicos. Se você fuma, é importante parar o mais rápido possível, procure ajuda profissional. Além disso, é importante manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar o consumo excessivo de álcool.

 

 Como é feito o tratamento do câncer de pulmão?

O tratamento do câncer de pulmão depende do estágio da doença e do tipo de célula cancerígena envolvida. Os tratamentos mais comuns incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia-alvo. A cirurgia e a radioterapia são muitas vezes utilizadas para tratar o tumor em estágios iniciais. A terapia sistêmica que consiste na quimioterapia, imunoterapia e terapia-alvo variam sua indicação, elas tem seu papel desde o tratamento inicial até os casos mais avançados onde são utilizadas para combater o câncer que pode ter se espalhado para outras partes do corpo. Particularmente a terapia-alvo envolve o uso de medicamentos que visam atingir especificamente as células cancerígenas, e a imunoterapia visa estimular nosso próprio sistema imune no combate ao tumor.

 

 

Revisão médica:

Dra. Fernanda Frozoni Antonacio

Oncologista Clínica

 

 

 

FONTE:https://www.rededorsaoluiz.com.br/onco/oncologiador/cancer/tipos/cancer-de-pulmao

 

  

 
23 DE NOVEMBRO CANCER INFANTO JUVENIL de www.sbp.com.br

 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla