Powered By Blogger

terça-feira, 29 de julho de 2025

DIABETES: Exercício no fim de semana reduz risco de morte em quem tem diabetes, aponta estudo

 Updated:

 Pesquisadores acompanharam os participantes por cerca de 9 anos e meio. Durante esse período, 16 mil pessoas com diabetes morreram.

 

 

 essoas com diabetes que praticam exercícios físicos, mesmo apenas nos fins de semana, podem viver mais. Um novo estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine reuniu mais de 50 mil adultos nos Estados Unidos e analisou a prática de atividades físicas entre 1997 e 2018. Os pesquisadores acompanharam os participantes por cerca de 9 anos e meio. Contudo, durante esse período, 16 mil pessoas com diabetes morreram.

Fins de semana ativos fazem diferença

O estudo dividiu os participantes em quatro grupos: inativos, pouco ativos, guerreiros de fim de semana (quem faz pelo menos 150 minutos de exercícios em 1 ou 2 dias) e pessoas ativas durante a semana (com 150 minutos ou mais em 3 dias ou mais).

 

O grupo dos guerreiros de fim de semana teve uma redução de 21% no risco de morte por qualquer causa, em comparação com os que não se exercitam. No entanto, quem se exercita de forma mais distribuída ao longo da semana teve uma redução de 17%.

Menor risco de morte por problemas no coração

Boa parte dessa diferença se deve à queda nas mortes por doenças do coração. Os dados mostram que os guerreiros de fim de semana têm 33% menos risco de morrer por causas cardiovasculares. Entre os que fazem exercícios regularmente ao longo da semana, a redução foi de 19%.

 

 LINK: https://youtu.be/RJWkDyNX1Wc

 


 

Quando se trata do risco de morrer por câncer, os resultados foram menos claros. As pessoas com diabetes que se exercitam regularmente tiveram 15% menos risco. Porém, os guerreiros de fim de semana não mostraram diferença significativa em relação aos inativos nesse tipo de mortalidade.

Qualquer exercício ajuda

Além disso, mesmo quem não atinge os 150 minutos semanais recomendados já apresenta algum benefício. As pessoas com diabetes que fazem menos do que o tempo ideal ainda assim tiveram 10% menos risco de morrer em geral, quando comparadas aos que não praticam nenhuma atividade.

Movimento, mesmo em dias específicos, ajuda a viver mais

A prática de exercícios físicos continua sendo uma aliada importante no controle da saúde de quem tem diabetes. Mesmo com atividades concentradas nos fins de semana, os benefícios aparecem. O estudo reforça a importância de incluir o movimento na rotina, respeitando o ritmo de cada um e aproveitando os dias disponíveis para cuidar do corpo.

 

 

Editor-Chefe e Supervisor de Comunicação - Jovem, antenado e questionador, Marcelo convive com diabetes tipo 1 desde os 5 anos de idade. Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é jornalista e está sempre em busca de novos aprendizados. Atua na produção e edição de reportagens, roteiros e conteúdos que unem informação, sensibilidade e relevância. Também supervisiona a comunicação institucional do Um Diabético e contribui ativamente para o diálogo com a comunidade. Sua vivência com o diabetes traz ainda mais autenticidade e empatia para o conteúdo que produz.

 

 

FONTE:

 https://umdiabetico.com.br/2025/



 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla