Powered By Blogger

domingo, 2 de novembro de 2014

Mitos e Verdades sobre a Saúde Masculina

Desinformação, má interpretação de fatos e generalização de um caso isolado acabam por fazer com que falsas crenças tornem-se verdade. Os estigmas que cercam algumas doenças devem ser desmitificados. Por esse motivo, o Oncoguia selecionou algumas dúvidas comuns sobre a saúde masculina. Esclareça suas dúvidas:
O câncer de próstata sempre dá sintomas?
Mito - Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Por isso, a importância dos exames preventivos. Quando o tumor está localizado na próstata, o paciente não sente nada. Os sintomas só aparecem quando a doença está em estágio avançado, comprometendo outros órgãos, como os ossos, por exemplo, ou sintomas locais, como sangramento pela uretra.
A única doença na próstata é o câncer?
Mito - O câncer de próstata é a doença mais comum na próstata, mas não é a única. Temos outras doenças também, tais como: A Prostatite – é a inflamação na próstata e dentre os sintomas apresentados estão: febre, ardência e maior frequência para urinar. O tratamento é clínico e à base de antibióticos.
A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) dá Câncer?
Mito - A Hiperplasia é o crescimento benigno da próstata e ocorre em até 70% dos homens acima de 60 anos e em 30% deles exige tratamento com medicamentos ou mesmo cirurgia. Dentre os sintomas da HBP estão o jato fino e fraco, o aumento da frequência e da urgência para urinar e até mesmo a retenção da urina. Outras complicações como pedras na bexiga, infecções urinárias e perda de sangue pela urina. Enquanto não ocorrem complicações a doença pode ser tratada com medicamentos que relaxam a próstata e facilitam o ato de urinar. Outros podem diminuir o tamanho da próstata. Nos casos que não respondem ao tratamento clínico ou que evoluem com complicações pode haver necessidade de cirurgia aberta ou por via endoscópica (uretral).
Apenas o Exame de PSA é necessário para verificar se há algum problema em minha próstata?
Mito - Em cada 10 cânceres de próstata, 4 têm valores de PSA considerado normais. Portanto, a dosagem de PSA no sangue não é definitiva no diagnóstico do câncer e o exame de toque retal é imprescindível.
Todos os homens podem ter disfunção erétil?
Depende - Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 50% dos homens adultos com mais de 40 anos têm alguma queixa em relação às suas ereções. Estima-se também 50% a 70% dos casos de impotência ocorrem devido a fatores psicogênicos.
Um dos principais fatores de risco para o câncer de pênis é prática sexual com diferentes parceiras sem o uso de camisinha?
Verdade - Sim, segundo o Instituto Nacional do Câncer, a utilização do preservativo é imprescindível em qualquer relação sexual, pois ela diminui a chance de contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HPV (papiloma vírus humano), por exemplo. Alguns estudos científicos sugerem a associação entre infecção pelo HPV e câncer de pênis.
Para prevenir o câncer de pênis é necessária uma limpeza diária com água e sabão, principalmente após as relações sexuais e a masturbação. É fundamental ensinar às crianças desde cedo os hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias. A cirurgia de fimose também ajuda na prevenção. A operação, chamada circuncisão, é normalmente realizada na infância. Tanto o homem circuncidado como o não-circuncidado reduzem as chances de desenvolver este tipo de câncer com bons hábitos de higiene.
O câncer de testículo só dá em homens mais velhos?
Mito - O câncer de testículo atinge principalmente homens em idade reprodutiva (jovens - entre 15 e 50 anos). Sua incidência é de três a cinco casos para cada grupo de 100 mil indivíduos. Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. Quando comparado com outros cânceres que atingem o homem, como o de próstata, o câncer de testículo apresenta baixo índice de mortalidade. O fato de ter maior incidência em pessoas jovens e sexualmente ativas possibilita a chance do câncer de testículo ser confundido ou até mesmo mascarado por inflamações dos testículos e dos epidídimos, geralmente transmitidas sexualmente.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.oncoguia.org.br/conteudo/mitos-e-verdades-sobre-a-saude-masculina-/169/28/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla