O teste de hemoglobina glicada (A1C) é considerado como o padrão ouro para a avaliação do controle glicêmico. A recomendação atual, em termos de frequência de realização dos testes, é no sentido de que sejam realizados a cada três meses, ou mesmo a cada seis meses, caso o bom controle glicêmicos seja atingido.
Os investigadores examinaram as correlações entre a frequência dos testes de A1C e a alteração percentual nos níveis de A1C, com base nos resultados obtidos de uma população e 400.497 testes repetidos de A1C, realizados por 79.409 pacientes. Os dados foram obtidos de bases de dados de três laboratórios, durante um período de três anos.
Os resultados mostraram que em pacientes com uma A1C inicial maior que 7%, a realização de testes a cada três meses esteve associada a um melhor controle glicêmico, uma redução e 3,8% nos níveis de A1C foi observada nesse grupo. A frequência de testes com intervalos acima de seis meses esteve associada a um mau controle glicêmico e a realização de testes anuais apresentou um aumento de 1,5% nos níveis de A1C. Nenhum benefício adicional foi observado com uma frequência de testes maior do que a cada três meses. Os resultados desse estudo suportam amplamente as recomendações sobre a frequência de testes de A1C para a manutenção do bom controle glicêmico.
Referência bibliográfica:
1. HbA1c Testing Frequency Matters. Diabetes in Control. October 10, 2014. Disponível em: http://www.diabetesincontrol.com/articles/diabetes-news/17004-hba1c-testing-frequency-matters. Acesso em: 05 de novembro de 2014.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.diabetes.org.br/ultimas/a-frequencia-de-testes-de-a1c-tem-impacto-sobre-o-controle-glicemico