Powered By Blogger

terça-feira, 18 de junho de 2019

Tratamento para reverter danos às artérias é descoberto por cientistas

Processo conhecido como aterosclerose, que "endurece" as artérias, está relacionado a problemas como ataque cardíaco, demência e acidente vascular cerebral
14/06/2019 - 09H12/ ATUALIZADO 09H12 / POR REDAÇÃO GALILEU
         
ACÚMULO DE CÁLCIO DAS PAREDES DE VASOS SANGUÍNEOS PODEM CAUSAR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS DE SAÚDE (FOTO: PIXABAY)
Cientistas britânicos estão mais próximos de entender os motivos para o desenvolvimento de um processo conhecido comoaterosclerose, que causa o "endurecimento" das artérias, e iniciar um tratamento capaz de resolver o problema. A enfermidade está relacionada a diferentes problemas de saúde, como taque cardíaco, demência e acidente vascular cerebral.
Já era sabido que o endurecimento era causado pelo acúmulo de cálcio nas paredes elásticas dos vasos sanguíneos, mas ninguém sabia por que isso acontecia. De acordo com os especialistas, a aglutinação é desencadeada por uma molécula que é produzida quando há danos em um conjunto de células presentes nas artérias. O envelhecimento, a pressão alta, o tabagismo e o acúmulo de placas de gordura estão ligados a danos às células ou ao material genético

 "Se o processo de calcificação é conduzido por células, significa que você pode realmente tratá-lo", disse Cathy Shanahan, professora de sinalização celular e coautora do estudo do King's College London, ao jornal britânico The Guardian.
Após uma série de experimentos, a equipe descobriu que o processo pode ser impedido se uma enzima ligada à produção de molécula for bloqueada — mesmo se o DNA das células estiver prejudicado. Entretanto, o trabalho também pode ser feito por um antibiótico já existente que é usado para acne: "As pessoas estudam isso há décadas e esta é a primeira terapia potencial já encontrada", contou a professora Melinda Duer da Universidade de Cambridge, que é coautora do estudo.
No entanto, o grupo diz que, embora ofereça a esperança de que o endurecimento da artéria possa ser evitado em alguns grupos de risco, ainda restam dúvidas se tal tratamento será bem-sucedido para todos os aspecientes. Os médicos afirmam que a população deve continuar evitando hábitos de vida que possam contribuir para a enfermidade, evitando o tabagismo e dietas deficientes em nutrientes.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/06/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla