Powered By Blogger

domingo, 23 de junho de 2019

Câncer > Tumores Cerebrais em Crianças: Cirurgia para

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 13/09/2013 - Data de atualização: 05/06/2017

O objetivo principal da cirurgia é a ressecção do tumor. No entanto para os tumores cerebrais, a cirurgia pode ser realizada por diferentes razões, como retirada de uma amostra do tumor para diagnóstico (biópsia), remoção da maior quantidade possível do tumor ou para ajudar a prevenir ou tratar possíveis complicações do tumor.
Os principais tipos de cirurgia para os tumores cerebrais são:
Cirurgia para Remoção do Tumor
Na maioria dos casos, o primeiro passo no tratamento de tumores do cérebro é a remoção do tumor com segurança sem afetar as funções normais do órgão.
O tratamento cirúrgico isolado ou combinado com radioterapia pode curar muitos tumores, como astrocitomas de baixo grau, astrocitomas pleomórficos, tumores gliais, ependimomas, craniofaringiomas, gangliogliomas e meningiomas.
As crianças com tumores que tendem a se disseminar difusamente nas proximidades do tecido cerebral, como astrocitomas anaplásicos ou glioblastomas não são curados por cirurgia. Mas a cirurgia pode reduzir o tamanho do tumor para posterior tratamento com radioterapia ou quimioterapia, possibilitando uma melhor resposta a esses tratamentos.
A cirurgia também pode aliviar alguns sintomas provocados ​​pelos tumores cerebrais, particularmente os provocados pelo aumento da pressão dentro do crânio, como dores de cabeça, náuseas, vômitos e alterações na visão. A cirurgia pode também ser realizada para ajudar a controlar convulsões.
A cirurgia pode não ser indicada em alguns casos, como se a localização do tumor é muito profunda dentro do cérebro, ou se o tumor se disseminou para uma região do cérebro na qual não possa ser removido, como o tronco cerebral. Se este for o caso, outros tipos de tratamentos podem ser realizados.
Craniotomia
A craniotomia consiste na abertura cirúrgica do crânio para tratamento de tumores cerebrais.
Esta é a cirurgia mais comum para remover um tumor cerebral. Neste procedimento, a criança pode estar sob anestesia geral ou permanecer acordada durante pelo menos parte da cirurgia se a função cerebral precisa ser avaliada durante o procedimento.
É uma cirurgia de grande porte na qual o cirurgião utiliza vários instrumentos para visualizar o cérebro e realizar o procedimento de forma segura. Nesta técnica o cirurgião realiza uma pequena incisão no cérebro para chegar ao tumor. O cirurgião pode usar imagens de ressonância magnética, tomografia computadorizada ou ultrassom para localizar o tumor e suas bordas.
O cirurgião pode remover o tumor de várias maneiras, dependendo de sua consistência e da quantidade de vasos sanguíneos. A remoção pode ser simples apenas com o bisturi, com dispositivos de sucção ou com dispositivos de vácuo.
Para reduzir o risco de remover partes vitais do cérebro, diferentes técnicas podem ser usadas, como:
Ressonância Magnética Funcional. Antes da cirurgia, este tipo de exame de imagem pode ser realizado para localizar uma determinada função do cérebro. Isso pode ser usado para ajudar a preservar essa região durante a cirurgia.
Estimulação Cortical Intraoperatória. Durante o procedimento, o cirurgião pode determinar a função das áreas cerebrais dentro e ao redor do tumor, estimulando-as eletricamente e monitorando sua resposta. Isso mostrará se essas áreas controlam uma função importante, ajudando o cirurgião a evitá-las.
Imagem Intraoperatória. Em alguns casos, o cirurgião usa imagens de ressonância magnética tomadas em momentos diferentes durante a cirurgia para visualizar a localização de qualquer tumor remanescente. Isso pode permitir que alguns tumores cerebrais sejam removidos de forma mais segura e extensiva.
Neste procedimento, o cirurgião remove o máximo possível do tumor, sem afetar o tecido saudável ou causar qualquer dano ao paciente. Durante o procedimento o cirurgião determina as funções do cérebro em torno do tumor estimulando-as eletricamente e monitorando sua resposta. Isto mostra se estas áreas controlam alguma função cerebral importante. O uso desta técnica, conhecida como estimulação cortical intraoperatória, reduz o risco da remoção de partes vitais do cérebro.
Após a cirurgia, a criança geralmente fica alguns dias na unidade de tratamento intensivo (UTI) onde é rigorosamente monitorada especialmente no que se refere à pressão intracraniana, algumas vezes a criança necessitará de respiração assistida através de um respirador mecânico.
Após a alta da UTI, a criança é encaminhada para o quarto, onde são realizados exercícios de respiração estimulantes para ajudar a manter os pulmões limpos. A equipe de profissionais da saúde irá acompanhar a criança de perto, para que ela se recupere o mais rápido possível e para que o seu organismo volte a funcionar normalmente.
Cirurgia para Bloqueio do Fluxo do LCR
Se o tumor bloqueia o fluxo do LCR à cabeça pode provocar aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana). Isso pode causar sintomas como dores de cabeça, náuseas, vômitos e visão turva, e pode até mesmo lesionar o cérebro. A cirurgia para remover o tumor muitas vezes pode ajudar, mas, se necessário, existem outras maneiras de drenar o excesso de LCR e diminuir a pressão.
Por exemplo, o neurocirurgião pode inserir um cateter de silicone, o que se denomina derivação ventriculoperitoneal, uma extremidade do cateter é colocada em um ventrículo do cérebro e a outra extremidade no abdome ou, com menos frequência, no coração. O fluxo do LCR é controlado por uma válvula no cateter.
A derivação pode ser temporária ou permanente. E pode ser colocada antes ou após a cirurgia de remoção do tumor. Como em qualquer procedimento cirúrgico, podem ocorrer complicações, como sangramento ou infecção.
Outra opção para tratar o aumento da pressão intracraniana em alguns casos é uma ventriculostomia endoscópica do terceiro ventrículo. Neste procedimento, o cirurgião faz uma abertura no terceiro ventrículo na base do cérebro para permitir que o LCR flua novamente. Uma vantagem desta abordagem é que ela não requer derivação, mas existe uma chance de que a abertura feita no ventrículo possa fechar novamente.
Se a pressão na cabeça precisar ser diminuída por um curto período de tempo, pode ser colocado um dreno ventricular externo para possibilitar o escoamento do excesso do LCR. O dreno também pode ser usado para medir a pressão intracraniana, bem como para procurar células tumorais, sangue ou sinais de infecção no LCR.
Cirurgia para Colocação de Cateter de Acesso Ventricular
O bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR) por um tumor pode aumentar a pressão dentro do crânio causando sintomas como, dores de cabeça, náuseas e sonolência.
Para drenar o excesso do LCR e diminuir a pressão, o neurocirurgião pode inserir um cateter de silicone (derivação ventriculoperitoneal); uma extremidade do cateter é colocada em um ventrículo cerebral (área preenchida com LCR) e a outra extremidade na cavidade abdominal ou em casos menos frequentes no coração. O fluxo do LCR é controlado por uma válvula colocada no cateter. Este cateter pode ser temporário ou permanente.
Possíveis Riscos e Efeitos Colaterais
Como em todos os procedimentos cirúrgicos a cirurgia do cérebro pode apresentar riscos e complicações potenciais, como: sangramento, infecção ou reações à anestesia. Uma das principais preocupações após a cirurgia é o inchaço no cérebro. Corticosteroides são normalmente administrados por vários dias após a cirurgia para ajudar a diminuir esse risco.
A cirurgia no cérebro depende muito da localização do tumor. Visão, audição, olfato, fala, equilíbrio, força e coordenação motora, pensamento e memória podem ser afetados. Os efeitos colaterais podem aparecer tardiamente e podem, também, ser confundidos com sintomas do tumor.
Fonte: American Cancer Society (21/01/2016)





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico


abs


Carla


http://www.oncoguia.org.br/


#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer#cérebro#sistemanervosocentral
#(tumores cerebrais metastático 

#tumorescerebraisprimários# tumorescerebraisedamedulaespinal
#Tumores CerebraisSistemaNervosoCentralemCrianças#Glioma
#astrocitoma#astrocitomade Alto Grau e Intermediário
#astrocitomade Baixo Grau#AstrocitomasPilocíticos
#AstrocitomaSubependimáriodeCélulas Gigantes#AstrocitomasFibrilares
#TumoresNeuroectodérmicosPrimitivos(PNETs#GliomasÓpticos
#GliomasMisto
#GliomasdoTroncoEncefálico
#MeduloblastomasPNETs#PineoblastomasPNETs#OutrosPNETs 
#glioblastoma#oligodendrogliomas#ependinomas#meningiomas
#TumoresdoPlexoCoroide
#TumoresNeuronaiseGliaisMistos
#Meningiomas
#Meduloblastomas
#schwannomas#Neurilemomas#craniofaringiomas#cordomas
#Neuroblastomas
#TumoresdeCélulasGerminativas
#linfomascerebrais
#glândula pituitária# sistema imunológico#medula espinhal
#radiação de radiofrequência#tumores cerebrais
#exposição a cloreto de vinilo#produtos derivados do petróleo#a campos eletromagnéticos de linhas de alta tensão e transformadores#Dor de cabeça#Visão turva
#Problemas de equilíbrio#náuseas#vômitos
#torpor, fraqueza ou falta de coordenação nos braços e/ou pernas, geralmente em ambos os lados do corpo, bem como perda de controle da bexiga ou intestino.
#Alterações na personalidade ou comportamento e linguagem#tabagismo
#Convulsões #Sonolência # fraqueza de alguns músculos faciais ou dificuldade para engolir.#obesidade#hipertensão#Estatística #dietasaudável#ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #faixaetária #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla