Powered By Blogger

domingo, 23 de junho de 2019

Câncer > Tumores Cerebrais em Crianças: Recuperando-se dos Efeitos do Tumor e seu Tratamento

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 13/09/2013 - Data de atualização: 05/06/2017
O tumor e seu tratamento podem provocar diversos efeitos colaterais na função física, mental e emocional que podem variar desde de pequena intensidade até algo mais importante.
Após o fim do tratamento, os médicos poderão solicitar alguns exames, incluindo laboratoriais e de imagem para avaliar possíveis sequelas e sua extensão. Dependendo do resultado dessa avaliação, seu filho poderá ser encaminhado para outros médicos:
Neurologista. Avaliará a coordenação física e a força muscular da criança. Se houver algum problema muscular ou até mesmo de paralisia, seu filho será encaminhado para fisioterapia ou talvez, um fisiatra, médico especializado em reabilitação.
Terapeuta Ocupacional / Fisiatra. Se houver fraqueza muscular ou paralisia, a criança será vista por terapeutas físicos e/ou ocupacionais e talvez por um fisiatra enquanto estiver no hospital e/ou como paciente ambulatorial de fisioterapia.
Fonoaudiólogo. Se a fala for afetada o fonoaudiólogo ajudará a criança a melhorar a sua comunicação.
Oftalmologista / Fonoaudiólogo / Otorrinolaringologista. Se necessário, um oftalmologista verificará problemas de visão, o otorrinolaringologista problemas relacionados à audição, o fonoaudiólogo ajudará a melhorar as habilidades de comunicação, e o psicólogo ajudará seu filho a lidar com tudo isso.
Psiquiatra / Psicólogo. Após a cirurgia, a criança também pode ser avaliada por um psiquiatra ou psicólogo para determinar a extensão dos danos provocados pelo tumor e pela cirurgia. O terapeuta testará o desenvolvimento do seu filho em áreas da inteligência, fala, audição, memória e habilidades de aprendizagem.
Endocrinologista. Se o tumor estava localizado próximo à base do cérebro ou se a radioterapia foi administrada nessa região, a produção de hormônios pituitários pode ter sido afetada. Os sintomas decorrentes podem incluir fadiga, apatia, falta de apetite, intolerância ao frio e constipação, que pode apontar para baixos níveis de cortisol ou hormônios tireoidianos. Outros problemas podem incluir retardo do crescimento e/ou maturação sexual. Às vezes, estes sintomas podem aparecer mesmo antes do tratamento, devido ao tumor. Havendo suspeita de lesão na hipófise, a criança será avaliada por um endocrinologista. Caso os níveis hormonais estejam afetados será necessário tratamento hormonal para restaurar os níveis normais. Se não existe razão para pensar que a hipófise pode ter sido afetada, a criança pode ser acompanhada por um endocrinologista. Tratamentos hormonais podem ser prescritos para restaurar os níveis hormonais. Por exemplo, o hormônio do crescimento pode ser administrado para ajudar a restabelecer o desenvolvimento normal da criança.
Se o seu filho está em idade escolar, os pais devem conversar com os professores antes de seu retorno à escola, para explicar as questões de saúde da criança e discutir a necessidade de técnicas de educação especiais. Em alguns casos, medicamentos podem ser utilizados para ajudar com problemas de memória e atenção.
Efeitos Tardios e a Longo Prazo do Tratamento
Uma das maiores preocupações dos pais e médicos é o potencial para presença de efeitos secundários prolongados do tratamento, bem como os efeitos que se apresentam anos mais tarde. Alguns destes, como problemas de aprendizagem, atraso do crescimento e desenvolvimento, problemas no sistema reprodutivo ou aumento do risco de outros tipos de câncer no futuro. Embora os médicos façam de tudo para minimizar a possibilidade destas complicações, em alguns casos, eles podem ser uma parte inevitável para garantir que o tumor seja tratado adequadamente.

É muito importante discutir as possíveis complicações a longo prazo com o médico de seu filho, para saber como reconhecer esses problemas e assim poder tratá-los, se necessário.
Fonte: American Cancer Society (21/01/2016)





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico


abs


Carla


http://www.oncoguia.org.br/


#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google #Câncer#cérebro#sistemanervosocentral
#(tumores cerebrais metastático 

#tumorescerebraisprimários# tumorescerebraisedamedulaespinal
#Tumores CerebraisSistemaNervosoCentralemCrianças#Glioma
#astrocitoma#astrocitomade Alto Grau e Intermediário
#astrocitomade Baixo Grau#AstrocitomasPilocíticos
#AstrocitomaSubependimáriodeCélulas Gigantes#AstrocitomasFibrilares
#TumoresNeuroectodérmicosPrimitivos(PNETs#GliomasÓpticos
#GliomasMisto
#GliomasdoTroncoEncefálico
#MeduloblastomasPNETs#PineoblastomasPNETs#OutrosPNETs 
#glioblastoma#oligodendrogliomas#ependinomas#meningiomas
#TumoresdoPlexoCoroide
#TumoresNeuronaiseGliaisMistos
#Meningiomas
#Meduloblastomas
#schwannomas#Neurilemomas#craniofaringiomas#cordomas
#Neuroblastomas
#TumoresdeCélulasGerminativas
#linfomascerebrais
#glândula pituitária# sistema imunológico#medula espinhal
#radiação de radiofrequência#tumores cerebrais
#exposição a cloreto de vinilo#produtos derivados do petróleo#a campos eletromagnéticos de linhas de alta tensão e transformadores#Dor de cabeça#Visão turva
#Problemas de equilíbrio#náuseas#vômitos
#torpor, fraqueza ou falta de coordenação nos braços e/ou pernas, geralmente em ambos os lados do corpo, bem como perda de controle da bexiga ou intestino.
#Alterações na personalidade ou comportamento e linguagem#tabagismo
#Convulsões #Sonolência # fraqueza de alguns músculos faciais ou dificuldade para engolir.#obesidade#hipertensão#Estatística #dietasaudável#ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #faixaetária #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla