Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de junho de 2019

4 Sintomas menos conhecidos da Doença de Parkinson

Publicado em 15 de março de 2019 em Parkinson por José Eduardo Martinelli

Vamos falar agora de alguns outros sintomas que ajudam no diagnóstico da Doença de Parkinson, além dos 3 principais(Presença de tremores.
Bradicinesia (lentidão de movimentos), Rigidez muscular. São sintomas do Parkinson menos conhecidos pela população.
1. Ausência de mímica facial.
Quando conversamos com o paciente, notamos que ele não tem expressão no rosto. Move apenas os lábios e dificilmente esboça um sorriso ou franze a testa. Ao mesmo tempo, observa-se uma diminuição do piscar dos olhos, o que leva a uma “face de espanto”.
2. Disfagia
A saliva escorrendo pelos cantos da boca chama a atenção. Isto se deve à dificuldade de deglutição que gera acúmulo de saliva na boca e começa a escorrer. Todos nós engolimos a saliva constantemente, sem perceber este ato. A disfagia, ou dificuldade de engolir, é consequência da primeira fase da cadeia de movimentos que são necessários para a deglutição. A rigidez muscular própria do Doença de Parkinson dificulta os movimentos do corpo todo. Inclusive os usados na deglutição.
O excesso de saliva acumulada na boca pode gerar mau hálito (halitose).
3. Alterações na fala
Alterações na fala também fazem parte do quadro sintomático. Inicia-se com a fala monótona porque não há mudanças no tom de voz durante toda a conversa. Em fases mais avançadas, o paciente vai diminuindo o tom da voz até que não os escutamos mais. Temos que alertá-los para que falem mais alto.
4. Micrografia
A micrografia também é uma síndrome presente. Ao escrever alguma coisa, notamos que a letra vai ficando cada vez menor à medida que vai chegando ao final da frase.
Este conjunto de sinais e sintomas do Parkinson permite que o diagnóstico seja estabelecido. Não há exames bioquímicos ou de imagem que comprovem a doença. Portanto, o diagnóstico é invariavelmente clínico.
A doença pode acometer pessoas na faixa de 50 a 60 anos, mas sua incidência aumenta com a idade. São raros os casos de pessoas com menos de 50 anos. Como na Doença de Alzheimer, a Doença de Parkinson envolve toda a família já que, muitas vezes, acomete pessoas que estão em plena atividade social: trabalhando, dirigindo, indo a festas, etc.
Repentinamente, começam a perceber dificuldades em desenvolver suas atividades diárias. Com isso, há incidência de até 70% de depressão associada à Doença de Parkinson. A depressão aparece em função das incapacidades provocadas pelas manifestações da doença através dos sintomas do Parkinson.
Importante salientar que no Parkinson não há alterações cognitivas como na Doença de Alzheimer. O fato de os pacientes terem perfeita consciência de suas limitações leva ao quadro depressivo. A cognição começa a se deteriorar nas fases finais da doença. Mas isso depende da idade em que a doença se iniciou: quanto mais tarde a doença se instala, maior a probabilidade de comprometimento cognitivo em menor período com a doença.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://idosos.com.br/sintomas-do-parkinson-menos-conhecidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla