Powered By Blogger

sábado, 20 de julho de 2019

COMO VIVER COM DIABETES? UM GUIA PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE!

p.s: olá! eu consegui em um congresso nutricional algumas dicas para melhor qualidade de vida para pessoas com diabetes. Vou postar para que tenham informação o que foi discutido no Congresso  de 2019.


Resultado de imagem para fotos ou imagens diabetes


Introdução

Hoje em dia, o diabetes não é mais considerado uma sentença de falta de qualidade de vida. Apesar de a doença ser crônica, progressiva e não ter cura, se ela estiver bem controlada, aumentam-se as chances de o paciente ter uma vida perfeitamente normal, apenas convivendo com pequenas alterações nas ações do dia a dia. Geralmente, conhecida como doença autoimune, o diabetes tipo 1 acomete crianças e adolescente. O sistema imunológico ataca as células beta, impedindo a produção de insulina que será absorvida pelas células.

Resultado de imagem para fotos ou imagens diabetesJá o diabetes tipo 2 atinge mais as pessoas acima de 60 anos, sendo que pode aparecer em outras idades. O organismo não consegue produzir a insulina suficiente. A fim de garantir o controle da doença, é preciso seguir as orientações do médico responsável, assim como alterar alguns hábitos diários. Leia o guia completo que preparamos para cuidar da sua saúde e aprenda a conviver bem com o diabetes!


Cuidar da alimentação 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a dieta dos diabéticos não deve ser totalmente restrita, mas sim conter grande variedade de alimentos naturais. Quem costuma indicá-los é o endocrinologista e/ou nutricionista especializado na doença.



ALIMENTOS LIBERADOS PARA DIABÉTICOS

As verduras estão liberadas e podem ser consumidas em grandes quantidades. Por serem ricas em fibras, elas ajudam a equilibrar as taxas de glicose no sangue. Coma diariamente alface, acelga, agrião, escarola, rúcula, entre outras opções, de preferência crua nas saladas. Também aposte nos legumes que devem ser consumidos nas principais refeições do dia, como almoço e jantar. Abobrinha, berinjela e batata-doce são alguns dos legumes que podem ser ingeridos pelos diabéticos.

Além de serem muito saborosas e refrescantes, as frutas devem fazer parte da dieta de quem tem diabetes. Por exemplo, a maçã concentra na casca uma quantidade significativa de pectina, fibra responsável por controlar a glicemia e reduzir o colesterol. Além disso, apresenta baixo teor glicêmico. Os grãos integrais, como chia, quinoa, linhaça, entre outros, também são permitidos no dia a dia do diabético. Como apresentam boa quantidade de fibras, esses alimentos ajudam a controlar a glicose no sangue e ainda aumentam a sensação de saciedade.

as carnes estão liberadas na dieta do paciente, desde que a carne vermelha seja magra. Porém, peixes e aves são os mais indicados por serem de fácil digestão e não apontarem indício algum quanto ao aumento das taxas de glicemia no sangue. As versões grelhadas e assadas são as mais recomendadas! As gorduras saudáveis — nozes, amêndoas, castanhas e azeite de oliva — contêm Ômega 3 e outros ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Porém, lembre-se de consumi-los em pequenas porções, já que esses alimentos são muito calóricos.



ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS 

A farinha branca deve ser evitada ao máximo, pois contém grande quantidade de carboidratos. Troque a versão refinada pela integral, uma vez que ela tem mais fibras que a outra. Porém, não exagere no consumo de alimentos preparados com a farinha integral, porque pode haver ganho de peso. Também evite beber sucos de frutas naturais. Ao preparar a bebida são utilizadas várias porções da fruta e, consequentemente, uma maior concentração de frutose. Portanto, opte por um copo de água mineral para acompanhar as refeições. As versões dietéticas de sucos e refrigerantes também devem ser consumidas com bastante moderação

Os diabéticos devem evitar frituras nas refeições, porque a gordura presente no alimento frito é capaz de aumentar o colesterol. Os pacientes com diabetes têm mais chances de desenvolver problemas cardíacos. Sendo assim, priorize a comida assada, grelhada ou cozida. 

Produtos embutidos e industrializados contêm muito sódio. Em vista disto, eles tendem a aumentar a pressão arterial, o que pode provocar infarto e derrame cerebral. Se não puder evitar, basta consumi-los em pequenas quantidades e apenas de vez em quando! Outra dica importante é não consumir alimentos dietéticos em quantidades maiores. Embora o açúcar refinado seja retirado da composição, é possível que ele seja substituído por outro ingrediente, cujo valor glicêmico costuma ser alto.


Reduzir o consumo de bebida alcoólica

Ingerir ou não bebidas alcoólicas é uma das dúvidas mais frequentes durante as consultas de diabéticos que estão sob tratamento. Assim sendo, é preciso esclarecer a questão, de modo que os pacientes saibam se é possível consumir álcool, e quais são os riscos da ingestão de bebidas do gênero.

Além do álcool propriamente dito, esse tipo de bebida contém uma grande porcentagem de carboidrato. Em geral, elas contêm calorias vazias, ou seja, quem ingere bebidas alcoólicas está consumindo calorias cujos nutrientes são zero! Ao ingerir álcool, vai haver um aumento dos níveis de glicose no sangue, principalmente se for acompanhado de algum tipo de alimentação. Além disso, pode haver ganho de peso, pois, como dissemos, a bebida contém bastante calorias.


POSSIBILIDADE DE HIPOGLICEMIA 


Entretanto, pode acontecer uma situação inversa. Como o fígado desempenha várias tarefas, sendo uma delas controlar as taxas de glicose no organismo, ao ingerir álcool de estômago vazio, o órgão fica muito ocupado, tentando eliminar a substância do corpo. Logo, o fígado não consegue regular os níveis de açúcar no sangue. Isso pode levar o paciente a ter uma crise hipoglicêmica, pois não há níveis suficientes do elemento na corrente sanguínea


RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO

Portanto, apesar de não ser totalmente proibido, para adultos diabéticos homens é recomendado que seja consumido no máximo dois copos de bebidas alcoólicas. Já para as mulheres a dose indicada é de apenas um copo. Isso equivale a uma taça de vinho (150 ml), uma lata de cerveja (360 ml), ou ainda, uma dose de destilados (45 ml), referentes a 15 mg de etanol por unidade. Ademais, é importante que o diabético coma alimentos leves antes de ingerir a bebida, assim como faça o controle da glicemia no período que estiver bebendo. Também é aconselhável tomar bastante água, a fim de manter o organismo hidratado.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/64130/1562969948Como_viver_com_diabetes_-_Um_guia_para_cuidar_da_sua_sade.pdf

https://www.supersaudavelshopping.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla