Powered By Blogger

sábado, 13 de julho de 2019

Câncer Sarcoma de Kaposi > Exames de Imagem para Diagnóstico do



Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 07/02/2014 - Data de atualização: 11/02/2017

Os principais exames utilizados para o diagnóstico ou estadiamento do Sarcoma de Kaposi são:
Radiografia de Tórax
Os pulmões podem ser radiografados para verificar se o sarcoma de Kaposi está presente. Se o raios X mostrar algo anormal, outros exames podem ser necessários confirmar o diagnóstico ou alguma outra condição.
Se um paciente já está em tratamento a radiografia de pulmão é realizada para avaliar a resposta da doença ao tratamento.
Broncoscopia
A broncoscopia permite que o médico visualize a traqueia e as grandes vias aéreas dos pulmões. Este procedimento geralmente é feito se o paciente está com sintomas, como falta de ar ou tosse com sangue, ou ainda se a radiografia de tórax mostrar algo anormal.
É um procedimento invasivo que utiliza o broncoscópio, um tubo flexível, com uma pequena câmera na extremidade. O médico insere o broncoscópio pelas vias aéreas (nariz ou boca) do paciente até chegar às vias aéreas. Se o médico vê uma área anormal, que possa ser sarcoma de Kaposi é feita a biópsia através do broncoscópio. Broncoscopia com biópsias podem também ser usados para ajudar a diagnosticar outros problemas pulmonares observados em pacientes com AIDS, como pneumonia. Ferramentas minúsculas no interior do broncoscópio são utilizadas para retirar amostras de fluído ou tecido para posterior análise. Durante a broncoscopia o paciente é sedado.
Endoscopia Gastrointestinal
Um ou mais dos exames abaixo podem ser realizados quando se suspeita que o sarcoma de Kaposi possa ser a causa dos sintomas no estômago ou intestinos:
Endoscopia Digestiva Alta. É o principal exame utilizado para visualizar o revestimento interno do esôfago, estômago e a primeira porção do intestino delgado. Durante este exame, o paciente é sedado. Em seguida, o médico introduz o endoscópio, tubo fino flexível com luz e câmera na extremidade através da boca e do esôfago até o estômago ou intestino delgado. Isto permite ter a visualização de úlceras, infecções ou lesões provocadas pelo sarcoma de Kaposi. Se áreas anormais são encontradas, uma biópsia é realizada, por meio de instrumentos através do endoscópio. As amostras de tecido removidas são enviadas para análise anatomopatológica.
Colonoscopia. É realizada para examinar o interior do intestino grosso. Para realizar este exame o cólon e o reto devem estar completamente vazios, o que significa fazer um preparo anterior ao procedimento. Pouco antes o paciente é sedado, em seguida, um colonoscópio, tubo longo e flexível, com uma luz e uma câmara de vídeo na extremidade, é inserido através do reto e cólon. Todas as áreas anormais visualizadas são biopsiadas.
Cápsula Endoscópica. Este exame permite examinar o intestino delgado. Neste procedimento, o paciente engole uma cápsula de 2,6 cm, contendo em seu interior uma microcâmera fotográfica, uma fonte de luz e um transmissor microscópico, que faz imagens de alta resolução de segmentos do tubo digestivo. Estas imagens são transmitidas eletronicamente a um dispositivo usado ao redor da cintura do paciente. A cápsula é impulsionada pelos movimentos peristálticos através do trato digestivo e eliminada naturalmente na defecação. Durante o trajeto da cápsula são feitas muitas imagens que serão montadas como um filme contínuo para depois serem analisadas. Este exame não requer sedação e o paciente retorna às suas atividades diárias normais, enquanto a cápsula viaja através do trato gastrointestinal.
Enteroscopia com Balão Duplo. A enteroscopia com sistema de duplo balão consiste no exame endoscópico das partes profundas do intestino delgado. Neste procedimento, se utiliza um aparelho especificamente desenhado para este fim o que possibilita a observação detalhada da mucosa com imagens de alta resolução. Este exame tem uma tecnologia sofisticada, além de utilizar um sistema com vídeo-endoscópico desenhado especificamente para examinar o intestino delgado, na extremidade de uma das pontas do aparelho é acoplado um balão e introduzido dentro do endoscópio, na outra extremidade é acoplado outro balão e ambos são utilizados em conjunto. Os balões são insuflados e desinsuflados através de uma bomba de ar que. O exame pode ser realizado por via oral ou anal.
O sarcoma de Kaposi também pode afetar outros órgãos, como fígado, baço, coração e medula óssea. Estas áreas não precisam ser biopsiadas se o paciente já foi diagnosticado com sarcoma de Kaposi em biópsias anteriores de outros tecidos como, pele, pulmões ou intestino. 
Fonte: American Cancer Society (09/02/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual #Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla