Powered By Blogger

sábado, 27 de julho de 2019

Câncer > Sarcoma de Partes Moles: Tipos de

Equipe Oncoguia 
- Data de cadastro: 14/02/2013 - Data de atualização: 20/07/2018

Existem mais de 50 tipos diferentes de sarcomas de partes moles. Alguns são bastante raros e nem todos estão listados aqui:
Fibrossarcoma. É um câncer do tecido fibroso, que geralmente afeta as pernas, braços ou tronco. É mais comum em pessoas entre 20 e 60 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, inclusive na infância.
Sarcoma de partes moles alveolar. É um tipo raro de câncer que acomete principalmente adultos jovens. Estes tumores se apresentam mais comumente nas pernas.
Angiossarcoma. É um tumor maligno que pode se desenvolver a partir dos vasos sanguíneos (hemangiosarcomas) ou dos vasos linfáticos (linfangiossarcomas). Estes tumores estão associados à exposição à radiação, podendo se iniciar em áreas irradiadas para outras doenças como câncer, por exemplo, os angiossarcomas podem ser diagnosticados após a radioterapia para o câncer de mama e nos membros atingidos pelo linfedema.
Sarcoma de células claras. É um tipo raro de câncer que se desenvolve nos tendões dos braços ou pernas. Quando visualizado sob o microscópio, observa-se que tem algumas características do melanoma, um tipo de câncer que se desenvolve a partir das células que produzem a pigmentação da pele.
Tumor de células desmoplásicas pequenas e redondas. É um sarcoma raro que ocorre em adolescentes e adultos jovens, encontrados com mais frequência no abdome.
Sarcoma epitelioide. A maioria se desenvolve em tecidos sob a pele das mãos, antebraços, pés ou pernas. Ocorre com mais frequência os adolescentes e adultos jovens.
Sarcoma fibromixoide de baixo grau. É um câncer de crescimento lento que, na maioria das vezes, se desenvolve como um crescimento indolor no tronco ou braços e pernas. Também é denominado tumor de Evans.
Tumor estromal gastrointestinal (GIST). É um tipo de sarcoma que começa no trato digestivo.
Sarcoma de Kaposi. É um tipo de sarcoma que se inicia nas células que revestem a linfa ou os vasos sanguíneos.
Lipossarcomas. São tumores malignos do tecido adiposo. Eles podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas são mais frequentes na coxa, abaixo do joelho e no interior do abdome. Eles ocorrem principalmente em adultos entre 50 e 65 anos.
Mesenquimoma maligno. É um tipo raro de sarcoma que contém algumas áreas com características de fibrossarcoma e outras áreas com características de pelo menos dois outros tipos de sarcoma.
Tumores dos nervos periféricos malignos. Incluem neurofibrossarcomas, Schwannomas malignos e sarcomas neurogênicos. Estes são sarcomas que se desenvolvem a partir de células que circundam um nervo.
Mixofibrossarcomas de baixo grau. São frequentemente diagnosticados nos braços e pernas de pacientes idosos. Eles são mais comuns sobre ou logo abaixo da pele, podendo apresentar mais de uma lesão nodular.
Rabdomiossarcoma. É o tipo mais comum de sarcoma de partes moles observado em crianças.
Sarcoma sinovial. É um tumor maligno dos tecidos que protegem as articulações (membrana sinovial). Os locais mais comuns são o joelho e o tornozelo, mas pode ocorrer no ombro e no quadril. Este tumor é mais comum em crianças e adultos jovens, mas pode acometer pessoas mais velhas.
Sarcoma pleomórfico indiferenciado. Também conhecido como histiocitoma fibroso maligno é mais frequentemente diagnosticado nos braços ou pernas. Com menos frequência no abdome. É mais comum em adultos. Embora a maioria tende a crescer localmente, pode se espalhar para locais distantes.
Tumores de Partes Moles Intermediários
Este tipo de tumor pode crescer e invadir os tecidos e órgãos próximos, mas tendem a não se disseminar para outras partes do corpo:
Dermatofibrossarcoma protuberante. É um câncer do tecido fibroso de crescimento lento, geralmente no tronco ou nos membros. Ela cresce em tecidos próximos, mas raramente se espalha para locais distantes.
Fibromatose. É o nome dado ao tumor de tecido fibroso com características entre o fibrossarcoma e tumores benignos, como fibromas e fibromatose superficial. Eles tendem a crescer lentamente, mas de forma constante. Eles também são denominados tumores desmoides. Raramente se espalham para locais distantes, mas causam problemas, crescendo em tecidos próximos.
Hemangioendotelioma. É um tumor dos vasos sanguíneos considerado um câncer de baixo grau, o que significa que cresce e se espalha lentamente. Cresce em tecidos próximos e, às vezes, pode se espalhar para partes distantes do corpo. Pode começar nas partes moles ou em órgãos internos, como fígado ou pulmões.
Fibrossarcoma infantil. É o sarcoma de partes moles mais comum em crianças com menos de um ano de idade. Tende a ser de crescimento lento e é menos provável que se espalhe para outros órgãos que o fibrossarcoma adulto.
Tumor fibroso solitário. Geralmente é benigno, mas pode eventualmente ser maligno. Alguns começam na coxa, axilas e pélvis. Também pode começar no tecido ao redor do pulmão (pleura).
Fonte: American Cancer Society (06/04/2018)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
http://www.oncoguia.org.br/
#CâncerDePele #DezembroLaranja #Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #Sol #exposição solar #peleclara #albinos #idade #sexo #sardas #verão
#Google#novaspintasoualteraçõesnacoreformatodasjáexistentes
#Internet Explorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #melanoma
#carcinoma basocelular #cãncerdepelebasocelulareespinocelular
#carcinomas espinocelulares #Queratoacantoma #Tabagismo
#carcinomasdecélulasescamosas #Vírusdopapilom humano (HPV)
#CâncerdePeledeCélulasdeMerkel #SarcomadeKaposi #Linfomadepele
#Tumoresanexiaisdepele #protetoressolares #tumoresbenignosdepele
#Queratosesseborreicas #Hemangiomas #Lipomas #Verrugas
#radiaçãoultravioletaB(UVB) #radiaçãoultravioletaA(UVA)
#pintasdisplásicasouatípicas #HistóricoFamiliareIndividual 
#Sarcoma de Partes Moles# vasos linfáticos#vasos sanguíneos#músculos
#tecido gorduroso#aponeuroses#tendões
#nervos#tecidos sinoviais (revestimento das articulações) #osteossarcomas 
# tumor de Ewing #rabdomiossarcoma#tumores de células fusiformes
# fasceíte nodular e a miosite ossificante#Fibrossarcoma.#Sarcoma de partes moles alveolar#Angiossarcoma#vasos sanguíneos (hemangiosarcomas#vasos linfáticos (linfangiossarcomas)#Sarcoma de células claras#Tumor de células desmoplásicas pequenas e redondas#Sarcoma epitelioide
#Sarcoma fibromixoide de baixo grau
#Tumor estromal gastrointestinal (GIST)#Lipossarcomas.
#Mesenquimoma maligno#Tumores dos nervos periféricos malignos#neurofibrossarcomas#Schwannomas malignos
# sarcomas neurogênicos
#Mixofibrossarcomas de baixo grau#Rabdomiossarcoma#Sarcoma sinovial#Sarcoma pleomórfico indiferenciado#histiocitoma fibroso maligno
#Tumores de Partes Moles Intermediários
#Dermatofibrossarcoma protuberante#Fibromatose#tumores desmoides
#fibrossarcoma e tumores benignos, como fibromas e fibromatose superficial#Hemangioendotelioma#Fibrossarcoma infantil
#Tumor fibroso solitário#

Sarcomas de Partes Moles Benignos

#Elastofibromas.#Fibromas#Histiocitoma fibroso#Tumores glômicos
#Tumores de células granulares#Hemangiomas#Hibernomas#Lipomas#Leiomiomas#Lipoblastomas
#Linfangiomas#Mixoma#Neurofibromas
#neurofibromatose herdada (também chamada de doença de von Recklinghausen#Neuromas#PEComa
#angiomiolipoma e a linfangioleiomiomatose#Rabdomiomas#Schwannomas
#Tumor tenossinovial de células gigantes#Neurofibromatose#síndrome de Gardner# gene AP#síndrome de Li-Fraumeni (gene TP5)#retinoblastoma(gene RB1)#síndrome de Werner(gene RECQL2)
#síndrome de Gorlin ou síndrome do carcinoma nevoide de células basais é causada por defeitos no gene PTC
#esclerose tuberosa pode ser causada por um defeito no gene TSC1 ou no gene TSC2.#Danos no sistema linfático#################
#Imunossupressão #peleseca #Síndrome de Gorlin
 #vísceras#epiderme#ProtegerasCriançasdoSol#sombra #AutoexamedaPele
#DoençadeBowen#Queratose Actínica#ExposiçãoaProdutosQuímicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla