Powered By Blogger

sábado, 20 de julho de 2019

COMO VIVER COM DIABETES? UM GUIA PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE - cont. ll

Praticar atividades físicas


Sabe-se que a modernidade trouxe muito conforto para o dia a dia, mas também menos exigências para o corpo humano. Por exemplo, o controle remoto é utilizado em inúmeras funções rotineiras, desde ligar e desligar a televisão até acender e apagar a luz!





Em vista disto, obesidade, problemas cardíacos, acidentes vasculares e diabetes são doenças bastante comuns atualmente. Por isso, praticar atividades físicas regularmente tornou-se fundamental para manter a boa saúde e evitar danos irreversíveis causados por essas doenças. 

No caso dos diabéticos, tornasse ainda mais importante fazer exercícios, pois a prática regular de alguma atividade ajuda a promover a queima de açúcar presente no sangue. Desse modo, é possível manter as taxas em níveis adequados, principalmente se forem alinhadas a uma dieta balanceada e à ministração correta dos medicamentos.




Entre os diversos benefícios que o esporte traz para a saúde de quem tem diabetes, podemos destacar os seguintes itens: 
• aumento da ação da insulina; 
• aumento da captação de glicose pelos músculos; 
• aumento da sensibilidade celular à insulina; 
• diminuição da quantidade que circula pelo sangue;
 • diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL); 
• perda ou manutenção do peso.

A recomendação é que a atividade física diária ou a cada 2 dias, para que os benefícios metabólicos sejam alcançados. Nos pacientes diabéticos, a duração dos exercícios deve ser planejada para evitar riscos de hipoglicemia, geralmente sendo necessária a reposição de carboidratos quando o exercício tiver mais que 60 minutos.

 As atividades de resistência devem ser praticadas 2 a 3 vezes por semana, incluindo os grandes grupos musculares, progredindo para 2 a 3 séries de 8 a 10 repetições com peso suportável pelo paciente.


É importante que o paciente se alimente antes de fazer ginástica, assim como faça o controle da glicemia antes e depois do treino. Caso tenha algum sintoma anormal durante a atividade física, deve buscar ajuda imediatamente e usar o medidor de glicose para averiguar a quantidade de açúcar presente no sangue naquele momento.



Controlar o estresse


O estresse é uma reação do corpo quando ele sente que está sob perigo. Os fatores que desencadeiam o estresse podem ser físicos (doenças e lesões) ou psicológicos (problemas no casamento, trabalho etc.). 

Ao estar sob condições estressantes, o corpo começa a liberar níveis elevados de diversos hormônios no organismo, cuja função é mobilizar uma grande quantidade de energia que está armazenada na forma de gordura e açúcar.


PERIGOS DO ESTRESSE PARA DIABÉTICOS 


No caso dos diabéticos, a reação ao perigo não funciona muito bem, porque a insulina não consegue levar a energia extra para o centro das células, o que resulta no aumento da glicose no sangue. Então, os hormônios do estresse (adrenalina e cortisol) alteram diretamente a glicemia do indivíduo, impedindo o corpo de produzir insulina, ou mesmo utilizá-la de modo adequado. Por isso, diabético estressado não consegue cuidar bem da saúde.

 Logo, pode abusar do álcool, comer em demasia, desinteressar-se pela atividade física ou não medir a glicemia com regularidade.

Os hormônios do estresse podem alterar diretamente as taxas de açúcar no sangue. É possível, inclusive, que elas se elevem ou diminuam demais. 


Além disso, o estresse causado por doenças ou cirurgias faz com que a glicemia suba mais do que o normal.

É importante ficar atento aos seguintes sintomas, a fim de reconhecer se você está sob estresse:

 • aumento da frequência cardíaca sem causa aparente; 
• aumento ou descontrole da pressão arterial; 
• aumento da tensão muscular; 
• elevação ou queda brusca da glicemia sem causa aparente.

Para combater o estresse mental, é preciso fazer algumas alterações na rotina: 

• faça exercícios físicos regularmente; 
• aprenda a relaxar por meio de atividades como o yoga e a meditação;
 • participe de atividades voluntárias; 
• pratique um hobby; 
• aceite que o diabetes não tem cura, mas que é possível conviver bem com a doença, desde que ela esteja sob controle.

Embora alguns fatores desencadeantes do estresse físico sejam inevitáveis, é recomendado buscar apoio em associações ou grupos de diabéticos com o propósito de conversar com pessoas que têm o mesmo problema que você.

 Ainda assim, procurar por psicólogos ou psicoterapeutas especializados no assunto pode ajudar o paciente a aceitar e a conviver melhor com a doença, aliviando a carga de estresse gerada por ela!




Monitorar a Glicose

Os diabéticos sabem que monitorar as taxas de açúcar no sangue com regularidade é algo que ajuda a manter os níveis sob controle e, assim, a ter mais qualidade de vida. Normalmente, a medição é feita pelo próprio paciente por meio do glicosímetro — aparelho usado para medir a glicemia — seguindo as orientações médicas



Entre as vantagens de utilizar o medidor de glicose, podemos destacar algumas, que você vai conhecer a seguir! 

AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO

 Embora o exame de hemoglobina glicada mostre a média dos níveis de açúcar no sangue do paciente no decorrer do período de três meses, ele não aponta com exatidão as oscilações que costumam acontecer em um único dia. 

Desse modo, o monitoramento capilar é mais fiel, pois ajuda o médico a ajustar as doses de insulina, assim como ministrar medicamentos que tendem a reagir com ela.


MELHOR CONTROLE DA ALIMENTAÇÃO

 Ao observar os números do glicosímetro, o diabético passa a controlar melhor a alimentação, tornando-se mais autônomo e independente. Por exemplo, se ele comeu pizza à noite, é normal que, pela manhã, a taxa fique mais elevada. Caso tenha se alimentado de arroz, feijão, carne e salada, esses níveis estarão mais estáveis


PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES 

Ao ter o diabetes descontrolado, o paciente pode desenvolver sérias e irreversíveis complicações ao organismo. Entre elas, o favorecimento de infarto e AVC, insuficiência renal, retinopatia e neuropatia diabética. 

No entanto, para aqueles que monitoram as taxas regularmente, os riscos de desenvolver esses problemas diminuem. Além disso, com a medição frequente, mesmo que eles surjam, é possível diagnosticá-los logo no início e garantir um tratamento eficaz. 



PREVENÇÃO DA HIPOGLICEMIA NOTURNA 

A hipoglicemia noturna é muito comum nos diabéticos que não controlam a glicose, principalmente nos que fazem uso da insulina. Entretanto, se a pessoa mede o nível de açúcar no sangue, consegue se alimentar corretamente antes de dormir e também administrar a dose correta do hormônio.


ENTENDIMENTO DAS OSCILAÇÕES DA GLICEMIA 

Quando o paciente começa a entender por que acontecem os picos ou as quedas de açúcar no sangue, torna-se mais fácil identificar os hábitos errôneos que tem cometido durante o dia. Logo, o tratamento passa a ser mais adequado, e o médico consegue ajudá-lo de modo mais efetivo.


Conclusão



Como pôde ter visto ao longo do guia para cuidar da saúde que preparamos para você, ao aprender a conviver melhor com o diabetes, torna-se possível ter mais qualidade de vida e praticar atividades rotineiras como qualquer outro indivíduo. Portanto, não abra mão dos cuidados que listamos e seja muito feliz! 


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/64130/1562969948Como_viver_com_diabetes_-_Um_guia_para_cuidar_da_sua_sade.pdf
https://www.supersaudavelshopping.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla