Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Câncer de Bexiga: Quimioterapia para

Equipe Oncoguia
 - Data de cadastro: 07/05/2015 - Data de atualização: 25/06/2018
A quimioterapia utiliza medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais. Por ser um tratamento sistêmico, a quimioterapia atinge não somente as células cancerígenas senão também as células sadias do organismo. De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa, embora alguns quimioterápicos possam ser administrados por via oral.
A quimioterapia para câncer de bexiga pode ser administrada de duas formas:
Quimioterapia Intravesical. O medicamento é administrado diretamente na bexiga. Este tipo de quimioterapia é usado apenas para câncer de bexiga em estágio inicial.
Quimioterapia Sistêmica. Quando os medicamentos quimioterápicos são administrados por via oral ou venosa. A quimioterapia sistêmica pode afetar células cancerígenas longe do tumor principal.
A quimioterapia sistêmica pode ser usada:
Antes da cirurgia, para tentar reduzir o tamanho do tumor, de modo que ele pode ser facilmente removido durante o procedimento cirúrgico. Nestes casos, a quimioterapia é denominada terapia neoadjuvante.
Após a cirurgia, ou às vezes após a radioterapia. Neste caso é denominada quimioterapia adjuvante. O objetivo da terapia adjuvante é destruir as células cancerígenas remanescentes de outros tratamentos.
A quimioterapia pode ser administrada isoladamente ou simultaneamente com a radioterapia. Isto torna a radioterapia mais eficaz.
Como principal tratamento para doença avançada.
Quando a quimioterapia é administrada junto com a radioterapia, os medicamentos mais comumente usados incluem:
Cisplatina.
Cisplatina mais fluorouracilo.
Mitomicina com fluorouracilo.
Quando a quimioterapia é administrada sem a radioterapia, as combinações mais utilizadas são:
Gemcitabina e cisplatina.
Metotrexato, vinblastina, doxorubicina e cisplatina (MVAC).
Cisplatina, metotrexato e vinblastina (CMV).
Carboplatina e paclitaxel ou docetaxel (para pacientes com insuficiência renal).
Para alguns pacientes, os efeitos colaterais da quimioterapia podem ser difíceis de serem tolerados. Para esses pacientes, o tratamento com um único medicamento, como gemcitabina ou cisplatina, pode ser uma boa opção. Outros medicamentos usados, às vezes, para o tratamento do câncer de bexiga incluem carboplatina, docetaxel, paclitaxel, doxorrubicina, 5-FU, metotrexato, vinblastina, ifosfamida e pemetrexed.
A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.
A maioria dos cânceres de bexiga é de células de transição, mas existem outros tipos, como o carcinoma de células escamosas, adenocarcinoma e carcinoma de pequenas células. A químio para esses tipos mais raros de câncer de bexiga pode utilizar medicamentos diferentes dos mencionados acima.
Efeitos Colaterais
Os quimioterápicos não só atacam as células cancerosas, mas também as células normais (tratamento sistémico), o que pode levar a efeitos colaterais e dependem do tipo de medicamento, da dose administrada e do tempo de tratamento. Os efeitos colaterais comuns à maioria das drogas quimioterápicas podem incluir:
Náuseas e vômitos.
Perda de apetite.
Perda de cabelo.
Inflamações na boca.
Diarreia ou constipação.
Infecção, devido a diminuição dos glóbulos brancos.
Sangramento ou hematomas, devido a diminuição das plaquetas.
Fadiga, devido a diminuição dos glóbulos vermelhos.
Esses efeitos colaterais geralmente tendem a desaparecer após o término do tratamento. Mas, muitas vezes pode ser necessária a prescrição de medicamentos para ajudar aliviar os efeitos colaterais. Converse com seu médico sobre os efeitos colaterais que seus medicamentos de quimioterapia podem causar e como gerenciá-los.
Alguns medicamentos quimioterápicos podem provocar outros efeitos colaterais menos frequentes. Por exemplo, os medicamentos como cisplatina, carboplatina, docetaxel e paclitaxel podem danificar os nervos. Isso às vezes pode levar a sintomas, como dor, sensações de queimação ou formigamento, sensibilidade ao frio ou ao calor, ou fraqueza. Isso é chamado de neuropatia periférica. Alguns medicamentos quimioterápicos têm sido associados a um risco aumentado de leucemia mais tarde, mas isso é muito raro.
Importante. Comunique qualquer efeito colateral que você apresentar ao seu médico para que possa ser imediatamente tratado. Em alguns casos, as doses dos medicamentos podem ser reduzidas ou o tratamento pode ser adiado ou interrompido temporariamente para evitar que os efeitos se agravem.

Para saber se o medicamento que você está usando está aprovado pela ANVISA acesse nosso conteúdo sobre Medicamentos ANVISA.




Fonte: American Cancer Society (23/05/2016)
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico

abs

Carla

http://www.oncoguia.org.br/


#Oncoguia #VocêNãoEstáSozinho #idade #sexo #Google#KidneyCancer#GreenLips#Conscientização#EuApoio #Depoimento
#Câncer#bexiga#CâncerdeBexiga
#carcinomadecélulasescamosas
#célulasfinaseplanasdoórgão#adenocarcinoma
#CarcinomaUrotelial(CarcinomadeCélulas Transicionais) 
#CâncerdebexigaInvasivoversusNão Invasivo#CâncerPapilarversusCâncerPlano
#carcinomasdepequenascélulas#Sarcoma#câncerdebexigaurotelial#úraco
#urologista
#ressecçãotransuretraldotumor#terapiaintravesical
#LimitaraExposiçãoaSubstânciasQuímicasOcupacionais(fabricantes de borracha, couro, materiais de impressão, têxteis e produtos de pintura,corantes capilares)
#Nãofumar#AlteraçõesGenéticasHereditárias
#genessupressoresdetumoresTP53ouRB1eosoncogenesFGFReRAS
#urina#AlteraçõesGenéticasAdquiridas
#dietaricaemfrutasevegetais#beberágua#CistoscopiaFluorescente
#síndromedeLynch (câncercolorretalhereditáriosempolipose).#dorimuretereseuretra
#tratourinário
#idade#RaçaeEtnia
#Nãobeberlíquidos#Arsênico

#congênitorarochamadoextrofia#cálculosnosrinsebexiga
#Infecçõesurinárias#Gênero
#regiãodapelve#CistoscopiaFluorescente#cistoscopia
#doençadeCowden#mutaçãodoretinoblastoma,#GenéticaeHistóricoFamiliar
#diabetes
#MedicamentosouSuplementosFitoterápicos
#ExposiçãoOcupacional#PressãoAlta#tabagismo
#obesidade#hipertensão#Estatística #dietasaudável#ExamesdeLaboratórioparaDiagnóstico #Prevenção #TaxadeSobrevida #Tratamentos #Cirurgia #Radioterapia
#FatoresdeRisco #Causas #FatoresPrognósticos#Quimioterapia #TerapiaAlvo #faixaetária #ProblemasEmocionaisapósoTratamento #Diagnóstico #EfeitosdoTratamento #SinaiseSintomas #ComoPrevenir #DetecçãoPrecoce #ExamesdeImagemparaDiagnóstico #Estadiamento #TratamentoPaliativo #MudançasnoEstilodeVidaapósoCâncer#segundocâncer
#SeoTratamentoparadoCâncerparardeResponder #VivendocomoCâncer
#NovidadesnoTratamento #InternetExplorer #Firefox #Chrome #brhao123com #www.bing.com #search #HistóricoFamiliareIndividual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla