Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Fibras - Como Melhorar Seu Consumo


 











 A Associação Americana de Diabetes (ADA), no seu suplemento publicado no Diabetes Care, em janeiro de 2008, informa que existem dados sugerindo que o consumo de uma dieta com alto teor de fibras (50 g/dia) reduz a glicemia em pessoas com diabetes tipo 1 e reduz a glicemia, a hiperinsulinemia e a lipemia em pessoas com diabetes tipo 2. 

No entanto, também é reconhecido que atingir esta meta de consumo pode ser difícil em virtude de efeitos como alteração negativa na palatabilidade das refeições, escolhas alimentares limitadas e desconfortos gastro-intestinais (exemplo: flatulência). 
Apesar disto, deve-se encorajar um bom consumo de fibras por pessoas com diabetes e, é dada ênfase no documento, que a primeira prioridade deve ser estimular essas pessoas a alcançarem o teor de fibras recomendado para toda a população (14 g para cada 1000 kcal consumidas). 
Logo, uma alimentação em torno de 2000 kcal por dia, deve também fornecer 28 gramas de fibras.

Considerando o papel auxiliar das fibras no perfil lipídico, a IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (2007), recomenda o consumo de 20 a 30 gramas por dia, sendo 5 a 10 gramas de fibras solúveis "como medida adicional para redução do colesterol".

Alimentos como frutas, hortaliças, grãos e cereais integrais são fontes de fibras e de outros nutrientes importantes. Entre as funções das fibras alimentares podemos citar: Regulação do transceptor intestinal e melhora na sensação de saciedade, ajudando no controle de peso. 

As fibras solúveis, presentes especialmente na aveia e nos feijões, podem auxiliar na redução do colesterol sangüíneo.

Quando avaliamos a ingestão alimentar dos usuários dos serviços de Nutrição, o mais comum é encontrar inadequação no teor de fibras, ou seja, o consumo está aquém do ideal. 
Como exemplo, cito um caso, cujo hábito alimentar evidenciava um baixo consumo de alimentos fontes de fibras, vitaminas e minerais. Apesar da monotonia, o consumo calórico estava adequado de acordo com peso, atividade e idade, porém o teor de fibras era de 19,5 gramas, enquanto que o esperado era de, no mínimo, 25 gramas por dia. 

Tal constatação levou a uma orientação negociada com o usuário de modo a incluir outros alimentos no seu cardápio, sem gerar uma mudança radical de hábito, mas que efetivamente gerasse um aumento no teor de fibras e também de outros nutrientes como vitaminas e minerais. 

Foram então sugeridas outras opções, como substituição de suco por fruta, acréscimo de frutas e inclusão de mais vegetais e opção para o pão, em quantidades viáveis para o consumo, tanto do ponto de vista econômico como na facilidade de execução. 

A substituição dos sucos por frutas, bem como pão branco pelo pão integral e um pequeno aumento das porções de vegetais (crus e cozidos), foram suficientes para atingir a meta de fibras. 
Outros opções seriam estimular o consumo de aveia ou incluir vegetais nos sanduíches, favorecendo atingir a meta.

Assim, atingir a meta em relação às fibras, pode não ser tão difícil na prática clínica. O importante é respeitar o hábito da pessoa e estimular pequenos acréscimos ou trocas que melhorem o perfil da refeição sem descaracterizá-la. 

Criatividade e respeito ao hábito parecem ser a chave da adesão.

CARDAPIO  QUALITATIVO  " ANTES"
DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
 CARDAPIO  QUALITATIVO " DEPOIS"
DA ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL
Café da manhã
Café com adoçante
Leite integral
Pão francês  com margarina
Intervalo da manhã
Pão francês  ou  bolachas  de sal
Café com adoçante
Almoço
Arroz branco
Bife
Feijão
Alface
Tomate
Lanche
Pão francês com margarina
Café com adoçante
Jantar
Pão francês ou pão de forma
Queijo + presunto
Suco de laranja sem açúcar
Ceia
Pão francês com margarina

Café da manhã

Café com adoçante
Leite integral
Pão integral com margarina
Intervalo da manhã
Fruta
Almoço
Arroz integral
Bife
Feijão
Alface
Tomate
Chuchu cozido
Repolho cru
Lanche
Pão integral com margarina
Fruta
Jantar
pão francês ou pão de forma
Queijo magro + presunto de ave
1 fruta
Ceia
Pão francês com margarina

Bibliografia Consultada:
1- Tabela Brasileira de composição de alimentos/NEPA-UNICAMP- Versão II - 2.ed- Campinas,SP: NEPA-UNICAMP,2006.
2- Nutrition Recommendations and Interventions for Diabetes. A position statement of the American Diabetes Association.
DIABETES CARE, volume 31, supplement 1, january 2008.
3- IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, Sociedade brasileira de Cardiologia- DA,2007.





obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.diabetes.org.br/fibras/658-fibras-como-melhorar-seu-consumo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla