Powered By Blogger

domingo, 11 de janeiro de 2015

Transplante: o dobro de vidas salvas em 2013

materia destaque-GCertamente 2013 será lembrado na história do transplante de coração no Brasil, tanto em avanços tecnológicos quanto em vidas salvas. Este é o ano do recorde de transplantes do Incor, maior centro transplantador de coração e de pulmão do País. O Instituto somou neste ano 72 transplantes, sendo o ponto mais relevante dessa marca o transplante cardíaco em adultos – especialidade em que foram feitas 31 cirurgias, quase o dobro do realizado em 2012 (16). As conquistas de 2013, no entanto, não pararam aí. No transplante cardíaco infantil, que somou 15 operações, a mortalidade em fila de espera caiu para menos da metade: 17%. Para o transplante de pulmão, o total de cirurgias foi mantido no patamar máximo alcançado até agora: 26 intervenções.
“Para alcançar esses resultados, agimos em várias frentes. Aprimoramos nosso sistema de captação, com um formato inédito no País: a criação de uma área multiprofissional (o Núcleo de Transplante) com foco exclusivo no transplante. Priorizamos também o uso de novas tecnologias, como as dos ventrículos artificiais de última geração, para suporte circulatório”, informa o Dr. Fábio Jatene, presidente do Conselho Diretor do Incor e diretor da Divisão de Cirurgia Cardíaca do Instituto.
A captação à distância, seja no interior paulista ou em outros Estados, também foi bastante significativa para a conquista do recorde. Dos 72 transplantes realizados, 26 órgãos foram captados em localidades distantes mais de 100 km da Capital, seja em São Paulo ou em outros Estados (como Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás). Não fosse isso, essas vidas não seriam salvas.
O transporte desses órgãos foi realizado com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (23 captações) e da Fundação Zerbini (3). 

Num raio menor de 100 km da capital, as aeronaves das polícias Civil e Militar continuam a ser um imprescindível apoio às equipes de captação do Incor, que não medem esforços nem distâncias a salvar vidas de seus pacientes.
O Presidente do Incor destaca ainda a importante parceria da imprensa e de seus jornalistas na conquista desses 72 transplantes feitos pelo Instituto.
“Cada vez que uma reportagem contando uma história de vida de um paciente em espera por um transplante vai ao ar ou é publicada, o numero de doações aumenta na sequência e, com isso, salvamos mais vidas”, afirma Dr. Jatene.

Para comemorar esse gol de placa no jogo da vida, foi realizada uma festa, com show das bandas Musiccata e Fat Family, no dia 9 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças. 

Ali foi realizado um encontro emocionante. De um lado, cirurgiões, médicos, enfermeiros e especialistas multiprofissionais dos programas de transplante de coração adulto e pediátrico e de pulmão do Incor; do outro, os seus pacientes adultos e crianças. 

Nada pode ser mais significativo do que ver pessoas que salvam vidas ao lado daquelas que lhes dão a melhor motivação para viver, ou seja, seus pacientes.

O Incor registra hoje uma fila de espera para transplante de pulmão com 80 pacientes. Para o transplante de coração, há 29 adultos e 14 crianças (a menor com 5 meses de vida), adolescentes e jovens adultos que aguardam pela oportunidade de serem transplantados.


obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.incor.usp.br/sites/newsletter/index.php?option=com_content&view=article&id=195:transplante-o-dobro-de-vidas-salvas-em-2013&catid=116:dezembro-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla