Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Diabetes - Sistema Nervoso

Sistema nervoso

Níveis elevados de glicemia podem atacar qualquer nervo do nosso corpo e prejudicar suas funções. Esse outro efeito prejudicial da hiperglicemia é conhecido como neuropatia diabética, que pode se manifestar de várias maneiras.

Neuropatia periférica
Os nervos localizados na periferia do corpo, como as extremidades dos pés e das mãos, podem ser afetados pelo excesso de glicose no sangue, resultando em adormecimento, formigamento e sensação de queimação ou choque nas áreas atingidas e dor intensa, principalmente durante a noite.

Mais uma vez, alertamos para a importância do controle da glicemia. Se a hiperglicemia for constante, a neuropatia pode levar à perda de sensibilidade e fraqueza nos braços, mãos, pés e pernas. Nesse caso, estamos diante de um grande problema: os vasos sanguíneos dessas regiões podem estar sendo agredidos pela glicose elevada no sangue. Imagine não sentir quando alguma coisa machuca seus pés, mesmo que sejam os sapatos apertados, ou ainda ter problemas de cicatrização pela falta de boa circulação.

A perda da sensibilidade nos pés, associada à má circulação em suas artérias, aumenta as chances de machucados sem que se perceba, com a formação de feridas que dificilmente vão cicatrizar. A esse conjunto de sintomas chama-se pé diabético.

As feridas de um pé diabético podem facilmente infectar-se por fungos e bactérias. Por isso, fique sempre muito atento e procure imediatamente o seu médico em caso de feridas para que ele inicie rapidamente o tratamento adequado. Com isso, você evita as complicações que podem inclusive levar à amputação de dedos, do pé ou até da perna.

Neuropatia autonômica

A hiperglicemia não controlada, da mesma forma que agride os nervos das extremidades do corpo, pode também atingir os nervos do sistema nervoso autônomo, que estimulam - independentemente da sua vontade - o funcionamento de órgãos como o coração, estômago, intestinos, bexiga e vasos sanguíneos. Uma vez afetados, esses nervos prejudicam, por exemplo, o esvaziamento rápido do estômago (sensação de empachamento) e podem fazer com que uma pessoa diabética tenha infarto do coração sem ao menos sentir a dor que poderia levá-lo a tempo a um pronto-socorro.

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.starbem.com.br/Diabetes/Complicacoes/SistemaNervoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla