Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Consuma líquidos com critério

Beba com moderação. O conselho, normalmente dado em relação ao consumo de bebida alcoólica, pode ser estendido para praticamente todos os líquidos que o ser humano ingere. "Até a água tem suas limitações", explica a nutricionista Maura Márcia Boccato Corá Gomes, do Grupo de Estudos de Nutrição para Terceira Idade (Genuti), de São Paulo, aconselhando que a ingestão desse líquido seja de até 2 litros diários e não menos que 1,5 litro.
Consuma líquidos com critério

"Beber pouca água prejudica o transporte de nutrientes pelo sangue, compromete a função intestinal e torna a hidratação inadequada", explica Maura. Ela lembra, ainda, que a água pode ajudar na sensação de saciedade, o que é importante para quem precisa perder peso, e sugere que se beba um copo d´água cerca de meia hora antes da refeição.

Quem gosta de tomar sucos, seja de frutas, verduras ou legumes, também precisa ficar de olho na quantidade. O suco não substitui a fruta porque o processamento reduz a quantidade de fibras, aumenta seu índice glicêmico, levando à digestão mais rápida, e tende a ser mais calórico, porque em geral a quantidade de fruta utilizada para um copo de bebida é maior do que uma porção da mesma fruta.

Maura lembra ainda que, ao optar pelo suco, deve-se preferir a bebida in natura. "O suco industrializado light ou dietético (com adoçante) contém sódio, que eleva a pressão arterial, e conservantes que podem desencadear reações alérgicas ou causar danos gastrointestinais", explica a especialista.

Mesmo os chás, muito defendidos por naturalistas, requerem parcimônia. Os chás trazem benefícios porque são ricos em antioxidantes, alguns melhoram o processo digestivo, mas em geral têm substâncias que, ingeridas em excesso, podem causar prejuízo. "O chá mate, por exemplo, irrita a mucosa gástrica, e os chás preto e mate contêm cafeína", enumera Maura. Por isso ela recomenda o consumo de não mais do que cinco a seis xícaras diárias. Em relação ao café, Maura é mais restritiva: estão liberadas apenas três xícaras pequenas por dia, o equivalente ao total de 150 ml.

O consumo de refrigerantes deve ser ainda mais parcimonioso, porque mesmo aqueles sem açúcar contêm sódio e conservantes. As bebidas alcoólicas, por sua vez, devem restringir-se à quantidade para um brinde, esporadicamente, e nunca devem ser consumidas de estômago vazio.

O conselho final da nutricionista é que se evite beber durante as refeições, porque o líquido dificulta a digestão. Se for imprescindível, a quantidade de líquido durante a alimentação não deve ultrapassar meio copo.
CRN-3/ 1958

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído:http://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/DicasAlimentacao/7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla