Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Diabetes- Durante as aulas, a dica é negociar


Durante as aulas, a dica é negociar
Durante o período de aulas, os pais, em algum momento, deparam com a necessidade de encontrar estratégias para que seu filho não caia na tentação de constantemente consumir o lanche de cantina, nem sempre saudável. Não é fácil, ainda mais que essa é a opção de muitos de seus coleguinhas.  

A saída é apostar nas conversas de educação alimentar do filho, para relembrar com ele a necessidade de controle da alimentação e sua importância sobre o comportamento glicêmico, e ensiná-lo como fazer escolhas certas diante das opções existentes, aconselha a nutricionista Isabela Pimentel Mota, professora do Imen – Instituto de Metabolismo e Nutrição. Na verdade, explica a profissional, não se trata de proibir as idas à cantina, mas de negociar como será sua alimentação, já que é comum a garotada não querer levar o lanche de casa. 

É possível, por exemplo, estabelecer um dia da semana em que ela coma salgadinhos de pacote ou alguma guloseima de sua preferência. Nos outros dias, deve-se optar por um sanduíche de queijo ou pão com margarina ou mesmo biscoitos. Para beber, a escolha pode recair sobre o leite, um refrigerante diet ou um suco de frutas, lembrando que, no caso de suco de laranja, ele deve ser diluído em água em partes iguais, para evitar o excesso de frutose. Quando a criança não quiser abrir mão de um salgado, é aconselhável dar preferência ao salgado assado. 

Isabela explica também que o lanche na escola não deve ser constituído de um único alimento. Ele deve ter algum item de massa - pão ou biscoito - e ser complementado por leite, queijo ou iogurte ou mesmo fruta ou suco de frutas. É importante que a criança mantenha o fracionamento em sua alimentação, fazendo de 5 a 6 refeições por dia.

Para saciar a vontade de comer balas, o melhor é mesmo partir para os produtos diet. A mãe deve convencer a criança a limitar-se a, no máximo, cinco balas por dia, lembrando que as de leite e do tipo toffee são mais calóricas que as de frutas. Se a bala for adoçada com sorbitol, é necessário ainda mais cuidado com as quantidades, porque esse adoçante consumido em excesso pode ter efeito laxativo.

Fonte: Isabela Pimentel

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/DicasAlimentacao/Durante_as_aulas_a_dica_negociar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla