Powered By Blogger

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Reveja sua alimentação e monitore sua glicemia pós-prandial

Reveja sua alimentação e monitore sua glicemia pós-prandial Quem está com a glicemia descompensada pode contar com uma ferramenta auxiliar bastante simples que pode fazer a diferença. Uma caderneta e bastante atenção são suficientes para conhecer – e corrigir – o que está errado na alimentação e, assim, controlar a glicemia.

Escolha três ou quatro dias representativos do que você come e anote tudo o que ingerir. É imprescindível que pelo menos um desses dias seja de fim de semana, quando a rotina é quebrada não só em relação às atividades, mas, também, em relação à alimentação.

Tome notas desde a primeira refeição do dia. Se o seu caso é de controle da glicemia, o primeiro passo é verificar sua taxa em jejum. A partir daí, escreva tudo o que for ingerido, até a hora em que for dormir. Mas, atenção, ressalta a nutricionista Daniela Oliveira Magro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): não valem anotações genéricas, do tipo café com leite, pão e manteiga. Em vez disso, faça uma anotação detalhada: uma xícara de café com leite desnatado (ou semidesnatado), um pão francês com (ou sem) miolo, adoçante, uma colher de chá de margarina light e por aí vai. 

A mesma regra vale para as demais refeições, sejam elas leves lanchinhos ou aqueles almoços de domingo. Na descrição dos pratos, não se esqueça de mencionar as quantidades, como, por exemplo, duas colheres de sopa de arroz e duas colheres de sopa de feijão ou três colheres de sopa de espaguete e duas colheres de sopa de molho de tomate.
Quando consumir um prato pronto, mencione a quantidade de carboidratos de cada porção, conforme descrito na embalagem. Outra informação importante é a que revela a forma de preparo dos alimentos: diga se a carne era frita, se o peixe foi assado ou se as batatas foram cozidas no vapor. Informe ainda tudo o que você beber, mesmo que seja água, com as respectivas quantidades. 

Quando tomar seus medicamentos, anote também dosagem e horário. E não se esqueça de verificar a glicemia pós-prandial (fazer link para o glossário). Após as refeições, ocorre aumento rápido na taxa de glicose no sangue, denominado pico de glicemia. Para saber a dosagem dessa glicemia, é preciso fazer o teste de ponta de dedo no máximo até duas horas após cada refeição. 

Após duas horas da ingestão de carboidratos, o valor normal é de até 140 mg/dl. De 140 a 200 mg/dl, estado de alerta. Valores acima de 200 mg/dl indicam descontrole glicêmico. Essa informação é importante para seu médico decidir sobre eventuais mudanças na medicação.

 (Fonte: Daniela Oliveira Magro)

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs,
Carla
extraído: http://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/DicasAlimentacao/monitore_sua%20glicemia_pos_prandial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla