Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Fase final do Alzheimer: que mais eu posso fazer?

Veja algumas dicas sobre o que cuidadores e familiares podem fazer para amenizar os sintomas finais da doença; carinho, conforto, espiritualidade e alguns cuidados fazem toda a diferença neste momento


Texto de Judy Robbe, consultora familiar em sintomas de demência. Há mais de 25 anos, a gerontóloga orienta parentes sobre os cuidados paliativos diários do seu ente querido com Alzheimer
 
Aprender a constatar a dor por meio da expressão facial e corporal, gemidos, e outros sinais para poder relatar isto à equipe de saúde. Existem muitas causas da dor no estágio avançado de demência, entre elas: artrite, câimbras, contraturas, falta de mobilidade, aumento da osteoporose, indigestão. Muitas pessoas desenvolvem uma hipersensitividade ao toque. Aproveite para falar com o seu idoso como nunca antes. Em algum nível ele consegue ouvir e entender, o que se tornará evidente nos períodos de lucidez que irão acontecer. Diga a ele que o ama e que se lembra de bons tempos que compartilharam. 
 
Leia em voz alta a Bíblia ou outro livro favorito. 
 
Cante canções antigas e conhecidas. 
 
Traga flores para o quarto e coloque-as onde possam ser vistos da cama. Ofereça um bicho de pelúcia, bolinha ou um colar de contas para segurar na mão. 
 
Massageie levemente as mãos e os pés do seu idoso. Ofereça o toque e contato humanos. Sente-se ao lado da cama, segure a mão da pessoa e fale com ela como se ainda pudesse ouvir e entender. A audição pode ser o último sentido a ser perdido. 
 
Reduza as intervenções somente às necessárias, mude a pessoa de posição a cada duas horas ou quando precisar trocar a fralda. 
 
Cuide da boca seca, umedecendo-a com gaze molhada em água mineral e aplique vaselina ou manteiga de cacau nos lábios. 
 
Limpe a secreção dos olhos com gaze úmida. 
 
Preste atenção à prisão de ventre. Siga as orientações da equipe de saúde. 
 
Atenda às necessidades espirituais e culturais. Para algumas pessoas isto pode significar chamar um sacerdote da sua religião para conversar. Para outros pode ser que as suas músicas preferidas sejam tocadas como um fundo suave. O balançar ou “ninar” acalma e conforta. 
 
Estas e outras informações devem ser conhecidas e organizadas com antecedência. 
 
Mantenha um ambiente de harmonia e paz - bom para quem parte e para quem fica. 
 
Trabalhe junto com a equipe de saúde. 
 
Fale claramente o que precisa, anote suas perguntas e preocupações e também as instruções sobre os cuidados ao conversar com os profissionais. 
 
Incentive as pessoas próximas a visitar, pois mesmo que não os reconheça, o idoso percebe a presença carinhosa de alguém que o ama. 
 
Crie um “último casulo” de amor, atenção e carinho onde o seu idoso possa se preparar para “voar”, finalmente livre da doença que tem limitado a sua vida por tantos anos. Isto pode ser feito onde quer que o idoso esteja - em casa, na clínica ou no hospital. Depois soltar, liberar, ceder, permitir, desapegar e entregar..


p.s: parece ironia do destino postei e programei só percebi que hoje fazem 02 meses que minha amada se foi estou completamente arrasada. foi por procurar postagem para o blog que aprendi sobre os cuidados paliativo que estou preparando postagem a respeito que eu e minha irmã aproveitamos os 91 dias que passamos no hospital graças a Deus deixamos coisas boas por lá pois todos os enfermeiros gostam da gente e sempre trataram minha mãe com enorme carinho. Eu e minha irmã cantamos, brincamos, o cuidar da parte higiênica nem se fala eu sempre mais rigorosa com os cuidados sempre atenta a tudo não tivemos problemas com feridas infelizmente no final ela apareceu com uma na região da sacro ou seja, no começo da coluna também passava tanto hidratante, óleo de girassol( não precisa ser aquela marca famosa pode ser o que compramos para alimentação) e outros procedimentos que não vou citar por causa das recomendações médicas. Minha mãe no dia que resolveu a voltar para casa ela se foi tão linda foi uma despedida calma, serena cantamos, eu a  beije , mordi, conversei fiz tudo que sempre fazia ela estava rodeada por enfermeiros, serviços gerais todos em lágrimas. Tenho que agradecer toda a equipe pela solidariedade que tive nesta hora tanto eu como minha doce mãe.Tenha cuidado com seu ente.

""Este foi o post que a Supervisora da enfermagem escreveu para mim e minha irmã vou manter a identidade dela oculta"

""parabéns para vcs que souberam honrar e amar a mãe de vcs incansavelmente....foram 3 meses no hospital e em nenhum destes dias dona Ester ficou sozinha...em nenhum destes dias vcs perderam a paciencia ou demonstraram ser um peso estar ali....parabens pelo jeito amavel com o qual sempre se dirigiram a equipe de enfermagem..parabens minhas amigas ....vcs foram exemplo para mim ...e algo que eu nunca achei que ia dizer ...nunca vi uma passagem tão tranquila....tão bonita...ela cumpriu a trajetoria dela...
tenho certeza que fizeram tudo que podiam... superaram cansaço...e tudo mais...bom ter podido conviver cm vcs durantte aquele periodo...
saudadades!"" 

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:http://www.portalplena.com/vamos-discutir/1081-fase-final-do-alzheimer-que-mais-eu-posso-fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla