Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Saúde renal na infância é foco de campanha no Dia Mundial do Rim

Entre 9 e 11 de março, Hospital Estadual de Bauru promove atividades como encontro de assistência e ação educativa.



Como ocorre anualmente, a equipe do Centro de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Estadual de Bauru (SP), unidade sob gestão da Famesp, vai integrar as ações de conscientização sobre cuidados renais promovidas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Dia Mundial do Rim. Nesse ano, a data será comemorada em 10 de março com o tema ‘A prevenção da doença renal começa na infância’. Em Bauru, a equipe do HEB programou dois encontros e uma ação direta no Calçadão da Batista de Carvalho, com atividades entre 9 e 11 de março.
“As crianças têm risco de desenvolver doença renal, desde o período gestacional. Daí a importância de medidas preventivas”, pontua o médico nefrologista pediátrico Bruno Nogueira Soriano, da equipe do Hospital Estadual de Bauru. E é justamente sobre prevenção primária e secundária da doença renal crônica que Soriano vai falar na palestra de abertura do II Encontro de Assistência ao Paciente Renal Crônico, que acontecerá no auditório Sírius do HEB, no dia 9 de março, a partir das 8h.
O médico explica que a doença renal crônica é silenciosa, assintomática e, por isso mesmo, poucos estudos quantificam sua prevalência na população infantil. Daí a importância de campanhas que focam o tema, orientando a população sobre sinais de alerta e medidas para prevenir a instalação ou a progressão da doença para estágios avançados. “Tanto nos casos de crianças sem histórico nenhum como naqueles com fatores de risco, o mais importante é garantir hábitos saudáveis para que elas se tornem adultos com mais qualidade de vida”, completa o médico.
Nesse caso, os pais devem ficar atentos a uma lista de prioridades: alimentação equilibrada, evitando o excesso de sal; prática de atividades físicas, com controle de peso, e uma última dica que costuma chamar a atenção: controle de pressão arterial. Sim, criança tem pressão e precisa passar por aferições, pelo menos, uma vez ao ano em consulta de rotina. “Os pais costumam estranhar esse tipo de prevenção, porém é necessário, especialmente nos dias atuais, em que as crianças têm hábitos pouco saudáveis”, alerta Soriano.
Esse e outros temas serão debatidos durante o II Encontro de Assistência ao Paciente Renal Crônico do HEB – evento destinado a profissionais e estudantes da área da saúde e a interessados da comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 07 de março, com a equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Famesp, pelo e-mail nep@famesp.org.br e telefone (14) 3103-7777 (ramal 3651). Ao todo, estão programadas quatro palestras, envolvendo equipes médicas, de enfermagem, nutrição e psicologia. A programação completa está no site do HEB: www.heb.bauru.unesp.br.
A ação do dia 10 de março será concentrada no Calçadão da rua Batista de Carvalho, a partir das 10h, com distribuição de panfletos educativos alertando a população para o cuidado com os rins. No dia 11, o HEB encerra a programação especial com a realização do V Encontro dos Pacientes e Familiares em Diálise Peritoneal do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HEB. Esse encontro já acontece anualmente e é direcionado apenas aos pacientes e familiares dos pacientes do HEB que realizam terapia de diálise peritoneal.
Sinais de alerta
Alguns sintomas, como os descritos abaixo, podem sinalizar a possibilidade da criança ter uma doença renal. Os pais ou cuidadores precisam ficar atentos e, na dúvida, procurar um pediatra caso a criança:
– tenha histórico de doença renal na família;
– fique muito tempo sem urinar;
– apresente sangramento na urina;
– tenha jatos urinários fracos ou entrecortados;
– apresente episódios recorrentes de infecção urinária;
– tenha inchaço no corpo;
– apresente déficit ou atraso no crescimento;
– tenha anemias com difícil tratamento.

Vale lembrar que a doença renal é progressiva e, se não tratada adequadamente, pode evoluir para um quadro crônico, inclusive com necessidade de terapia renal substitutiva
obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.revistahospitaisbrasil.com.br/noticias/saude-renal-na-infancia-e-foco-de-campanha-no-dia-mundial-do-rim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla