Powered By Blogger

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O que fazer para aproveitar o tempo da hemodiálise?

O que fazer para aproveitar o tempo da hemodiálise?

O que fazer para aproveitar o tempo da hemodiálise?

Os pacientes de hemodiálise têm uma rotina bastante cansativa, pelo tempo que precisam ficar ligados à máquina que filtra o sangue no lugar dos rins. Geralmente, a hemodiálise é feita em sessões de quatro horas, três vezes por semana. Para que o tempo passe mais rápido e com menos estresse emocional, é possível aproveitar o tempo fazendo atividades.
 
Quem está passando pelo tratamento de hemodiálise já sabe que é preciso avisar a equipe de saúde caso haja qualquer intercorrência e evitar movimentar o braço em que estão as agulhas. Mas, isso não impede que o paciente seja ativo. É possível ler, escrever, ver televisão, mexer no notebook e jogar conversa fora.
 
Cada paciente senta na mesma poltrona em todas as sessões. Vale de tudo para driblar a monotonia e ocupar a mente. Ouvir uma música nova relaxa o corpo e navegar na internet traz conhecimentos e informações sobre diversos assuntos.
 
Você já trocou experiências com o seu colega de sala? Conversar com outros pacientes sobre assuntos corriqueiros ou dicas sobre qualidade de vida, faz bem. Busque otimizar o tempo. Tem um amigo que faz tempo que você não liga? Faça isso. Proponha um jogo, ouça uma rádio.
 
Se você realiza outras atividades quando não está na clínica (caminhadas ou encontros com amigos), procure organizar o tempo para não deixar de fazê-las. As sessões de hemodiálise podem ser feitas bem cedo ou iniciadas mais tarde. Assim, você aproveita para dormir no tempo em que está na clínica e continua fazendo o que gosta.
 
Exercícios de memória também são ótimas companhias. Você pode ainda iniciar um trabalho online como criar um blog e isso lhe tomará bastante tempo. O importante é que a mente esteja sempre tranquila e o pensamento positivo.
 
 
obs.conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs
Carla
extraído:http://www.nefrologiabrasilia.com.br/o-que-fazer-para-aproveitar-o-tempo-da-hemodialise/
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla