Powered By Blogger

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Projeto da Espanha usa a música para estimular a memória que o Alzheimer não consegue apagar


Veja o vídeo do Música para Despertar que mostra a mudança de comportamento dos pacientes ao ouvirem músicas que marcaram suas vidas

Por Mariana Parizotto

Setembro é o mês mundial do Mal de Alzheimer.  Para debater o assunto e mostrar informações que possam ajudar no dia a dia destes pacientes e cuidadores, o Portal Plena publicará uma série de matérias especiais sobre tratamentos e iniciativas que têm feito a diferença mundo afora. 

Vejam só o que vem lá da Espanha!

Uma das poucas armas que os terapeutas têm para fazer frente à progressão da doença de Alzheimer é a música. Isso mesmo! Apesar da devastação provocada por essa doença no cérebro e, especialmente, na memória, uma grande parte dos doentes conserva suas memórias musicais, mesmo nas fases mais tardias. A terapia musical traz resultados bem positivos, diminuindo a agitação e a ansiedade, além de oferecer ganhos de qualidade de vida para o paciente.

Um projeto espanhol está mostrado o quanto a música tem realmente o poder de “acordar” os portadores Alzheimer e outras demências. Liderado pelo o jovem psicólogo espanhol Pepe Olmedo o Música para Despertar usa a memória musical para atingir as emoções dos pacientes. Nos vídeos disponibilizados na internet, é possível ver que ao ouvir as músicas que marcaram suas vidas, os pacientes mudam de comportamento e voltam a ter, por instantes,  movimentos coordenados, emoções intensas e recordações.

Pepe Olmedo e outros três jovens voluntários desenvolvem a terapia musical em uma clínica de idosos em Granada. Cada paciente tem suas músicas cuidadosamente escolhidas. Basta olhar o vídeo abaixo para comprovar a dedicação destes profissionais e o resultado do trabalho:

obs. conteúdo meramente informativo procure seu médico
abs.
Carla
extraído:ww.portalplena.com/vamos-discutir/818-projeto-da-espanha-usa-a-musica-para-estimular-a-memoria-que-o-alzheimer-nao-consegue-apagar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vc é muito importante para mim, gostaria muito de saber quem é vc, e sua opinião sobre o meu blog,
bjs, Carla